Mesa-Redonda discute inclusão de pessoa com deficiência

Foi realizada nessa quarta-feira (8), no anfiteatro do Departamento de Ciência da Computação (DCC), a segunda edição da Mesa Redonda “A Pessoa Deficiente e a Universidade”. Os debates fazem parte do Projeto Incluir, financiado pelo Governo Federal, com o objetivo de instrumentalizar as universidades brasileiras com recursos materiais e humanos para promover a política de inclusão. Na reunião, foi divulgada a aprovação do Projeto Incluir 2010 proposto para a Universidade. Estiveram presentes professores, alunos de graduação, pós-graduação, representantes de órgãos públicos e organizações não governamentais.

As palestras tiveram enfoque em temas pertinentes à inclusão de pessoas com necessidades especiais, ministradas pelo professor Warlley Ferreira Sahb, que falou sobre seus estudos nessa área, pelo advogado Nilmar Machado, destacou aspectos jurídicos relevantes ao tema; e pela jornalista Maria de Fátima Ribeiro, que discorreu sobre a ética da inclusão. A interprete de libras Jocione Aparecida Marmontelo foi responsável por mediar os debates aos deficientes auditivos presentes.

De acordo com a coordenadora do Projeto Incluir, professora Christiane Maria Barcellos Magalhães da Rocha, que também coordena o curso de Medicina Veterinária, a realização da segunda edição da  Mesa-Redonda surgiu  em razão da grande procura de pessoas interessadas em saber mais sobre o tema.

Entre as conquistas do projeto, destacam-se a implantação de uma sala para deficientes visuais na Biblioteca Central (BC); a instalação de elevadores, pisos táteis e placas de instrução também na BC e a aprovação para a instalação de novos elevadores em pavilhão de aulas, a ser definido.