Professor da UFLA recebe Comenda do governador de Minas

Professor Moacir Pasqual

O professor Moacir Pasqual, do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras, recebeu em Patos de Minas, dia 7, a Comenda Antônio Secundino de São José, concedida anualmente pelo governo mineiro a personalidades que se destacam no desenvolvimento da agricultura, pecuária, abastecimento, saneamento e meio ambiente em Minas Gerais e no Brasil. O professor recebeu a comenda do governador Antônio Anastasia.

A solenidade de agraciamento das personalidades indicadas é tradicionalmente realizada na Festa Nacional do Milho, em Patos de Minas. A importância revela-se, principalmente, pelo rigor com que os agraciados são escolhidos e pela justeza da homenagem que é prestada a profissionais que se destacaram no desenvolvimento da agropecuária e preservação dos recursos naturais.

Moacir Pasqual é professor titular da UFLA desde 1985, coordenador do Curso de Pós- Graduação Agronomia/Fitotecnia e coordenador da área de Ciências Agrárias I da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Curso de Administração realiza 23ª edição da Femark

Alunos do curso de Administração realizaram na quinta-feira (9) a 23ª edição da Femark (Feira de Marketing), na Cantina Central da UFLA, com o tema “Cinema”. Os alunos montaram barracas e trabalharam vendas em diversos segmentos, de alimentício a imobiliário. A Feira faz parte da grade curricular da disciplina Gerência de Promoção e Venda (GPV), coordenada pelo professor Ricardo de Souza Sette e visa a proporcionar ao aluno o contato com um ambiente real do mercado de trabalho. Estima-se que aproximadamente 3,5 mil pessoas tenham comparecido ao evento.

De acordo com o professor, a proposta da Femark é ser o laboratório do curso de Administração: “Nem sempre os alunos têm acesso ao mercado de trabalho durante a graduação; por isso, a Feira se torna tão importante. É um momento muito rico, em que eles têm contato com o público, com o comércio, com o sistema de vendas. É um grande trabalho em equipe, uma grande experiência”, acrescentando que a Feira ainda tem um caráter social: “O objetivo não é ter lucro com as vendas, mas quando isso acontece, já é norma do evento que 50% do valor arrecadado sejam doados a instituições de caridade”, informou.

A Femark é proposta aos alunos em quatro etapas, ainda dentro de sala de aula. A primeira delas contempla o chamado Plano de Patrocínio, em que os alunos aprendem como vender um patrocínio, estruturam seus objetivos e saem em busca das parcerias. A segunda etapa é o Planejamento do Evento, em que os alunos trabalham em cada aspecto que envolve a organização de um evento, desde publicidade, até o planejamento financeiro. A terceira etapa compreende a Feira em si, onde são avaliadas a organização e a limpeza, por exemplo. Por último, os alunos montam um relatório no qual comparam o planejado com o realizado e assinalam pontos fortes e fracos do evento.

Segundo Ricardo Sette, a Femark já está rendendo frutos além das fronteiras da Universidade: “Um ex-aluno do DAE, que hoje é professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), importou a ideia da Femark, estando já na 3ª edição e com grande sucesso”, comentou.

Museu de História Natural encerra Ciclo de Palestras

O Ciclo de Palestras do Museu de História Natural (MHN) da UFLA – referente ao primeiro semestre de 2011 – será encerrado nesta terça-feira (14), com uma palestra intitulada “Conhecendo a Fauna de Cavernas”, ministrada pelo professor do Departamento de Biologia (DBI), Rodrigo Lopes Ferreira. O evento será realizado na sala de audiovisual do MHN, às 17h30, gratuitamente e aberto à comunidade acadêmica e população em geral.

Segundo o professor de Química e Ciências do Departamento de Química da UFLA, José Melo, o objetivo do evento é promover a divulgação, democratização e popularização do conhecimento científico para o público de Lavras e região. “O MHN e seu Ciclo de Palestras contribuiu significativamente para a formação científica, crítica e cidadã do público participante”, afirmou.

A última palestra abordará os processos que atuam na formação das cavernas, bem como a formação dos espeleotemas. Serão apresentadas as características do ambiente físico das cavernas e as principais formas de aporte de alimento para os sistemas subterrâneos. Além disso, será discutido como a fauna evoluiu nesses ambientes e como atualmente está ameaçada, em razão de diferentes impactos causados pelo homem.