UFLA presta homenagem à seleção de Handebol pelo desempenho na Liga do Desporto Universitário

Na última sexta-feira (3), no Salão dos Conselhos, a seleção masculina de handebol da UFLA recebeu do reitor, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, o certificado de reconhecimento ao desempenho da equipe na Liga do Desporto Universitário (LDU). Entre os dias 19 e 26 de junho, a seleção da UFLA vai representar Minas Gerais na fase nacional da competição, disputando com seleções do Sul,Sudeste e Centro-Oeste. Essa foi a primeira conquista da Universidade na Liga.

Em 2010, o investimento em esportes foi em torno de 270 mil reais, incluindo o apoio à Associação Acadêmica de Esportes da UFLA (AAE/LEUFLA), que organiza os times da Universidade para esportes de competição. De acordo com o reitor, professor Antônio Nazareno, o trabalho da Liga de identificar atletas potenciais e oferecer treinamentos deve ser incentivado, possibilitando que a UFLA esteja em pódios de eventos esportivos de destaque.

O reitor lembrou ainda que existe no âmbito do Consórcio de Universidades sul/sudeste de Minas Gerais um grupo de trabalho específico para tratar assuntos relativos ao esporte. Segundo ele, parte do recurso de 20 milhões destinados às ações do Consórcio poderá incluir torneios esportivos entre as sete universidades participantes.

Para o diretor de Planejamento e Gestão da LEUFLA, Pablo Campos, as vitórias, o investimento e o reconhecimento da UFLA fortalecem a Liga e incentivam o trabalho esportivo realizado na Universidade. Ele agradece o suporte da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag) e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), destacando que outras equipes têm potencial para novas conquistas.

Confira fotos

UFLA forma primeira turma de graduação a distância

Nesse sábado (4), foi realizada na Universidade Federal de Lavras (UFLA) a colação de grau da primeira turma de graduação em Administração, modalidade a distância. Foram 252 formandos do curso-piloto, que teve início em 2006, como parte de um projeto do Banco do Brasil para a qualificação de seus profissionais, além de oferta do mesmo número de vagas para demanda da comunidade. A cerimônia reuniu os formandos dos quatro polos de apoio presencial: Lavras, Belo Horizonte, Campos Gerais e Turmalina.

Durante a cerimônia, o êxito do curso a distância foi ressaltado como um marco para a Universidade, cujo aprendizado serviu para a criação de outros cinco cursos: Administração Pública, Física, Filosofia, Letras (Licenciatura Inglês e Português) e Pedagogia.

O reitor em exercício, professor José Roberto Soares Scolforo, presidiu a cerimônia de Colação de Grau e, em seu discurso, enalteceu o sucesso do curso. “A primeira turma de graduação a distancia representa um marco para a UFLA, já que a média geral dos estudantes superou a média do curso presencial no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enad)”, comentou, reforçando que esse desempenho denota o comprometimento dos estudantes, dos professores e de toda a equipe.

Para o coordenador do Curso e paraninfo dos formandos, professor Luiz Marcelo Antonialli, a experiência serviu de aprendizado ao Departamento de Administração e Economia (DAE), em uma nova modalidade de ensino, que exigiu a adaptação de conteúdos e treinamentos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Ele destacou a perseverança da primeira turma de graduação a distância. “São alunos maduros e disciplinados que passaram por um exercício de determinação para conciliar estudo, trabalho e família. São vitoriosos e fizeram por merecer esta conquista”, valorizou.

Antonialli salientou que o AVA e o modelo de ensino adotado no curso a distância resultaram em regras mais rígidas para a conclusão do curso. Prova disso é que apenas 52% dos inscritos no curso conseguiram se formar. Sobre o desempenho dos estudantes no Enad, Antonialli reforça que o resultado contribui para reduzir o preconceito a modalidade.

O certificado de mérito acadêmico e a medalha da UFLA foram concedidos à formanda Paula Moro de Miranda Villani, pelo desempenho durante o curso.

Homenagens

Polo de Belo Horizonte: Cléber Carvalho de Castro (professor), Artur Mário Júnior (tutor) e Simone Souza (funcionária).

Polo Campos Gerais: Daniel Carvalho de Resende (professor), Lélis Pedro de Andrade (tutor) e Alessandra Oliveira Silva (funcionária).

Polo de Lavras: Cristina Lélis Leal Calegário (professora), Anna Carolina Salgado Jardim (tutora) e Mary Christie de Jesus (funcionária).

Polo de Turmalina: Elias Rodrigues de Oliveira (professor), Ana Carolina Santana (tutora) e Paulo Henrique Gonçalves dos Santos (funcionários).