Professor Alfredo Scheid Lopes lança site em comemoração aos 50 anos de formatura

Por Cibele Aguiar

Em comemoração aos 50 anos de formatura dos engenheiros agrônomos da turma de 1961 da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), o professor Alfredo Scheid Lopes, professor emérito da UFLA e expoente na área de Fertilidade e Manejo de Solos, acaba de lançar seu site na Internet: http://www.dcs.ufla.br/alfredao

A 1ª partida do Pelé, então com 16 anos, pelo Santos em Minas Gerais foi em 1957, em Lavras contra o Fabril. E. C. Foi 7 a 2 para o Santos, Pelé fez 4 gols.

Além de disponibilizar grande parte das publicações técnico-científicas e palestras proferidas em mais de 500 eventos no Brasil e em cerca de trinta países no exterior, o site traz um pouco da história da vida do professor Alfredo. O visitante terá a oportunidade de conhecer o currículo do professor, com destaque para algumas de suas conquistas profissionais, como o pioneirismo nos estudos de diagnose e manejo da fertilidade dos solos dos Cerrados no Brasil. No site, estão disponíveis as orientações sobre o Guia de Fertilidade do Solo, versão multimídia, lançado em 2004.

site inclui as memórias do atleta de destaque, com fotos históricas, como o primeiro jogo de futebol com a presença do Pelé em Minas Gerais, realizado em Lavras, em 1957, quando o professor Alfredo marcou dois gols pelo Fabril Esporte Clube contra sete gols do Santos (quatro de Pelé).

O site também traz os hobbies do professor, que incluem orquídeas, carpintaria, artesanato (macramê) e música. A história da vida e do sucesso do professor Alfredo confunde-se com a história da UFLA nos últimos 50 anos.

Time do Fabril E.C. de Lavras no jogo contra o Santos F. C. em 1957.

Assim como a Universidade, ele soube acompanhar a evolução dos tempos, compartilhando e democratizando suas publicações em ambientes virtuais.

De acordo com o reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, “a visita ao site do professor Alfredo representa a oportunidade de acesso a uma verdadeira aula da saudade para seus ex-alunos e contemporâneos, além de excelente oportunidade de aprendizado para as novas gerações com este professor, que é orgulho da academia, um dos maiores expoentes de nossa comunidade universitária e que assim como a ESAL-UFLA, sempre esteve à frente de seu tempo”.

Mostra de filmes ‘Cinema com Vida’ exibe obras de Orson Welles, em junho

Imagens - divulgaçãoAs obras clássicas do cineasta americano George Orson Welles, diretor do premiado filme Cidadão Kane, de 1941, foram escolhidas para as apresentações de junho do projeto “Cinema com Vida”. A obra de George Welles é reconhecida como de extrema importância, com produções que marcaram a história cinematográfica com temáticas sociais relevantes.

Nesta quarta-feira (1º), haverá a abertura da mostra, com o seminário “Orson Welles: a trajetória de um grande gênio”, tendo como ministrantes os licenciandos em Educação Física, Fernando Cardoso e Jhonatan Botrel.

As exibições são realizadas todas as quartas-feiras, às 15 horas, no Museu de História Natural, localizado no câmpus histórico da UFLA. A entrada é franca e aberta a comunidade.

Confira a programação:

• 1/6 – “Orson Welles: a trajetória de um grande gênio” – Ministrantes: Fernando Cardoso e Jhonatan Botrel
  • 8/6 – Cidadão Kane (1941)
  • 15/6 – Othello (1952)
  • 22/6 – Não haverá exibição*
  • 29/6 – O processo (1962)

Cinema com Vida – O grupo “Cinema com Vida” objetiva contribuir para a construção de um espaço cultural de discussão, debates e exibição de obras cinematográficas na UFLA. A iniciativa faz parte do projeto “Museu para Todos” e conta com o apoio da Fapemig, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – (Proec/Ufla), Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP/Ufla), com ações conjuntas dos departamentos de Educação, Educação Física, Química, Biologia e Ciências Exatas.