Estudantes da UFLA participaram do 22º Encontro Nacional de Empresas Juniores em Brasília

Preserva Jr: Thaysa Silveira, Gracielly Tomaz, Ana Cláudia Damasceno e Rafaela Campagnani no Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Mais de 2,5 mil estudantes universitários de 21 estados participaram do 22º Encontro Nacional de Empresas Juniores (Enej), em Brasília. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi representada pelas empresas juniores Preserva Jr e Terra Jr.

O Enej é o maior evento do Movimento Empresa Junior (MEJ) brasileiro. A ideia é abordar o mercado de uma forma diferente, trazendo para os debates a importância de temas como economia colaborativa, economia criativa, movimento maker e espaços de coworking.

O evento, realizado entre os dias 13 e 17 de agosto, contou com palestras, oficinas, rodas de discussão e minicursos sobre educação, mercado, política e sociedade, com o lema Verás que o Filho teu não Foge à Luta.

A Ufla Jr, empresa júnior do curso de Administração, foi premiada no Enej por sua excelência em gestão, com relação ao seu Programa de Excelência em Qualidade (PEG), e também pelo trabalho Selo de Qualidade. Os membros apesar não terem participado do evento, celebram mais essa conquista.

Após vivenciar um Enej os empresários juniores saem ainda mais questionadores e com vontade de mudança, motivados a colocar conceitos e ideias em prática.

Terra Jr: Ruan Alfredo destaca o Enej como um dos mais importantes eventos de sua formação

“Foi uma experiência incrível! O Enej 2015 reuniu em torno de 2.500 pessoas com o mesmo propósito: fazer a diferença, mesmo estando ainda na graduação! Para nós, que participamos do movimento, é muito enriquecedor ver outros estudantes com a mesma visão. Foi uma resposta extremamente positiva de tudo que a Preserva Jr está fazendo há três anos”, relata a estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFLA Thaysa Silveira.

Para Ruan Alfredo Costa, da Terra Jr, o Enej foi um dos eventos mais marcantes de toda a sua formação. “O contato com pessoas de todo o Brasil é extremamente engrandecedor, tanto pessoalmente, quanto profissionalmente. Aprendi demais estando lá, e conheci muita gente interessante. Só com um evento dessa dimensão conseguimos ver o quanto os estudantes podem impactar o País, e perceber que não estamos sozinhos nesse desafio”, considerou.

Empresa júnior é uma associação civil, sem fins lucrativos, constituída e administrada exclusivamente por alunos de curso superior que prestam serviços sob a coordenação de professores e profissionais especializados, com a finalidade de proporcionar experiência prática aos estudantes, facilitar o ingresso no mercado de trabalho e desenvolver o espírito crítico, analítico e empreendedor dos estudantes.

Atualmente existem no País 256 empresas confederadas, com 11 mil estudantes universitários, que contribuem com a sociedade por meio de projetos destinados às micro e pequenas empresas. Na UFLA, existem atualmente 20 empresas em atividade.

Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA, com colaboração de Loren Andrade, bolsista ASCOM