Grupo Teatro Construção é premiado em duas categorias no XV Festival Nacional de Artes Cênicas

Peça O Médico Saltador
Peça “O Médico Saltador”

O Grupo Teatro Construção (GTC) foi premiado no XV Festival Nacional de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete (FACE) nas categorias de melhor cenário na peça “O Médico Saltador” de Molière e também de melhor ator, com Gabriel Amaral.

“A conquista do prêmio foi um coroamento do nosso trabalho, de toda a dedicação. Isso nos estimula a continuar esforçando cada vez mais”, ressalta o diretor artístico do GTC Ricardo Calixto.

Nesse festival, o Grupo teve quatro indicações, além de melhor cenário e ator, também concorreram em direção, e ator coadjuvante. O evento ocorreu entre os dias 13 e 26 de julho.

O Grupo Teatro Construção completou 37 anos de história. Por algum tempo esteve em outras cidades, mas há cinco anos retornou com tudo para Lavras. Foram realizados testes de elenco e, assim, houve a descoberta de novos talentos na região.

“Lavras sempre foi uma cidade muito rica em cultura. É preciso resgatar o hábito das pessoas irem ao teatro. Por isso, temos investido muito no público infantil. Tudo isso é um desafio muito grande para nós”, comenta Ricardo.

Para Ricardo, participar de festivais é algo fundamental, pois é a oportunidade que se tem de levar o nome do Grupo, da cidade e até mesmo da Universidade Federal de Lavras (UFLA), uma das parceiras do GTC. “A UFLA sempre nos apoia, é muito importante para nós podermos contar com essa renomada instituição”.

Prêmios obtidos no Festival
Prêmios obtidos no Festival

Foi necessário um trabalho árduo para construir grandes espetáculos que permitissem a participação em festivais nacionais. “Inserimos uma mentalidade mais aprofundada no elenco, com uma consciência mais profissional. Hoje, temos plena consciência do que devemos melhorar e também do que podemos conseguir”, ressalta Ricardo.

Com apenas 18 anos, foi o ator Gabriel Amaral que conseguiu a premiação de melhor ator. “A felicidade de ter ganhado esse prêmio é sem tamanho. É sempre bom ter reconhecimento por um árduo trabalho em conjunto, assim como foi feito conosco no Teatro Construção”, comenta Gabriel.

Gabriel se encantou pela arte teatral após contemplar uma peça do Teatro Construção em Lavras, em 2011.

Há três anos no palco, ele diz se sentir estonteado por ter concorrido com o ator Marcos Marinho, “um dos artistas atuais no qual eu tenho uma admiração gigantesca. Marcos Marinho é um dos maiores estudiosos atuais da comédia Dell’art e do Palhaço. Agradeço muito ao Teatro Construção por ter acreditado em mim, pois teatro não se faz sozinho”, complementa Gabriel.

Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA