Internacionalização: Professores da UFLA visitaram universidades americanas

Prof. Pablo Jourdan, Laene, Thelma, Patricia, Renato e alunos UFLA em OSU Columbus
Professores Pablo Jourdan, Maria Laene, Thelma, Patricia e Renato, acompanhados de estudantes da UFLA em OSU Columbus.

Dentro das atividades desenvolvidas no Projeto de Internacionalização dos Programas de Pós-graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professores da instituição realizaram diversas visitas-técnicas em universidades dos Estados Unidos. Integraram esse grupo a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia-PPGF, Maria Laene Carvalho; a vice-coordenadora do PPGF e vice-chefe do Departamento de Agricultura (DAG) Patrícia Paiva, o professor do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal Renato Paiva e a professora do Programa de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária Thelma Safadi.

O propósito da viagem foi de estabelecer contatos com professores das universidades americanas com as quais o PPGF tem efetuado constantes parcerias. “As visitas e parcerias estabelecidas entre a UFLA e as universidades americanas vêm ao encontro dos objetivos do Programa de Internacionalização da UFLA, que reúne ações em desenvolvimento na Instituição e traça metas para os próximos 15 anos, com a finalidade de aumentar a competitividade acadêmica em diferentes eixos (Ambiente Educacional Bilíngue; Produção Científica e Tecnológica Internacionalizada; Visibilidade Internacional e Cooperação Internacional)”, afirma a professora Patrícia Paiva.

Na University of Kentucky, Lexignton-KY, os professores tiveram a oportunidade de visitar o Plant Science Department. Conheceram as instalações e laboratórios, e se reuniram com os professores e pesquisadores Allan Bruce Downie, Lynnette Dirk, Barbara Willard e Shariyn Perry, os quais apresentaram suas linhas de pesquisa.

Da esq. p/ a dir.: Leandro, Patricia, Laene, Lynnette, Bruce, Izabel, Barbara e Renato

Também assistiram a seminários apresentados pelos estudantes Izabel Costa Neta e Leandro Vilela Reis, aproveitando para discutir os resultados relatados e propor novas estratégias. Novas parcerias de pesquisa e intercâmbio de estudantes foram estabelecidas.

Na Ohio State University, Columbus-OH, recepcionados pelo professor Pablo Jourdan, os docentes da UFLA visitaram a Biblioteca, o Centro de convivência, além dos laboratórios, estufas e jardins do Ornamental Plant Germplasm Center do Department of Horticulture & Crop Science. Reuniram-se com o pesquisador David Francis, que se deslocou do campus de Wooster para encontrar o grupo.

Um importante momento da visita foi o encontro com os estudantes da UFLA do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior. A universidade parceira destacou o trabalho conjunto realizado com os alunos da UFLA.

thelma  georgia tech
Professora Thelma, na Georgia Tech.

Os professores também visitaram a University of Georgia, Athens-GA, na qual participaram do evento Trial Gardens, em que os jardins do Department of Horticulture são abertos ao público para visitação, conhecimento e avaliação de preferência de plantas ornamentais. Eles também se reuniram com o professor John Ruter para apresentação e discussão de suas pesquisas e definição de possibilidades de intercâmbio.

Já na Georgia Tech, Atlanta-GA, a professora Thelma Safadi, que finaliza o seu pós-doutoramento na área de Séries Temporais – Análise de Wavelets, sob a supervisão de Brani Vidakovic, recepcionou os demais professores da UFLA nas visitas às instalações dessa universidade, que atua em diferentes áreas.

“A realização de ações de internacionalização na instituição refletirá um novo patamar de integração global e ainda mais possibilidades de crescimento”, conclui a professora Patrícia Paiva.

Camila Caetano- jornalista, bolsista/UFLA