Nestas semanas, reitor realiza série de viagens e busca de meios para a UFLA continuar avançando

ufla-logo-viagemO reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, está participando de uma série de encontros nessas duas últimas semanas, em Belo Horizonte e Brasília. Nas reuniões, ele tem buscado apoio para a Universidade de diversas instituições.

A “maratona” de reuniões teve início no dia 20, em Belo Horizonte. Na capital mineira, Scolforo encontrou-se com o presidente da Fapemig, professor Evaldo Vilela. Eles conversaram sobre o Geoportal, apoio da Fapemig ao Lavrastec e Inbatec e aumento da representatividade da UFLA nas câmaras daquela instituição. Em BH, o reitor também esteve com representantes de órgãos de controle para discutir casos de construtoras que paralisam obras na UFLA.

No dia 21, Scolforo foi a Brasília, onde se reuniu com o secretário de Educação Superior do MEC, professor Jesualdo Pereira Farias. O corte no orçamento das universidades, que representou uma perda de R$ 30 milhões do valor negociado para a UFLA, foi o tema da reunião. O orçamento negociado para a Universidade, neste ano, havia sido o maior até então.

O reitor também esteve com o representante da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Denner Zacchi, com quem conversou sobre a arquibancada da Pista de Atletismo, piscina coberta e aquecida, e um ginásio para treinamento da ginástica aeróbica. “Já conseguimos a aprovação desses projetos (piscina e ginásio), mas a questão ainda esbarra na escassez de recursos. Estamos tentando o compromisso de que parte dos recursos seja liberada neste ano e o restante, no ano que vem”, explica o reitor.

Com o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, o professor Scolforo falou sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Na conversa, o reitor recebeu um convite da ministra Izabella Teixeira para integrar um grupo que discutirá a Política Nacional para Florestas Plantadas.

Nesta semana

Essa segunda-feira (27) foi atribulada: em Belo Horizonte, o reitor participou de reuniões na CGU; com o secretário de Agricultura, João Cruz Reis Filho, para apresentar o Geoportal, entre outros assuntos; e com o secretário de Meio Ambiente, Luiz Sávio de Souza Cruz, com quem discutiu sobre o CAR e o Sistema de Informações de Meio Ambiente (SISEMAnet). À tarde, Scolforo esteve no lançamento do programa Minas Digital, com o governador Fernando Pimentel e com o secretário de Ciência e Tecnologia, Miguel Corrêa. Foi uma ocasião para solicitar recursos do Estado para o Lavrastec.

No dia 28, o reitor foi para Brasília, onde participou da eleição da nova diretoria da Andifes. No dia 29, a reunião ocorre na Diretoria de Serviço Florestal Brasileiro (SFB), onde Scolforo discute o Inventário das Florestas do Brasil.

Na quinta-feira (30), o professor Scolforo participará de um balanço sobre os projetos que envolvem o CAR, o Bolsa Verde (SISBolsaVerde) e o Curso de Capacitação do CAR (CapCAR), em Belo Horizonte. Esta reunião será com o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani.

Na sexta (31), o reitor participará da solenidade de colação de grau dos formandos de julho/2015, na UFLA.