UFLA e Universidade de Salamanca estudam parceria para oferecer dupla-titulação em programa de mestrado

Professores da UFLA fazem visita técnica à Universidade de Salamanca para formalizar a proposta para acordo de dupla-titulação

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) avança no processo de internacionalização, visando ampliar as oportunidades de mobilidade discente em universidades de referência. Na semana passada (21 a 25/7), o pró-reitor de Pós-Graduação (PRPG), professor Alcides Moino Júnior e o diretor de Relações Internacionais, professor Antônio Chalfun Júnior, visitaram a Universidade de Salamanca (Usal), Espanha, para dar prosseguimento ao termo de cooperação entre as duas instituições visando à oferta de dupla-titulação em nível de Mestrado.

O convênio, ainda em tramitação, será específico para o Programa de Mestrado em Agrobiotecnologia, do Instituto Hispanoluso de Investigaciones Agrarias (Ciale), da Universidade de Salamanca, a 4ª universidade mais antiga do mundo.

Na UFLA, o acordo tem um destaque especial, já que as disciplinas previstas no programa espanhol poderão se enquadrar nas linhas de pesquisa de 17 programas de pós-graduação da UFLA: Agroquímica, Biotecnologia Vegetal, Botânica Aplicada, Ciência do SoloCiência dos Alimentos, Ciência e Tecnologia da Madeira, Ecologia Aplicada, Engenharia de Biomateriais, Engenharia Florestal, Entomologia, Fisiologia Vegetal, Fitopatologia, Fitotecnia, Genética e Melhoramento de Plantas, Microbiologia Agrícola, Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares e Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas.

Os professores da UFLA foram recebidos pelo coordenador do Programa, professor José Martínez Fernández, pelo professor Enrique Monte Vázquez (Grupo de Fitopatologia e Controle Biológico) e pela vice-reitora de Relações Internacionais, professora María Ángeles Serrano. A visita contou com a participação do profesor Wagner Bettiol, pesquisador da Embrapa e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia da UFLA, em licença sabática na Universidade de Salamanca.

A proposta conjunta para a dupla-titulação teve início com a parceria entre o profesor Wagner Bettiol, o profesor Eduardo Alves e os profesores da Usal.

Na avaliação do professor Alcides, a receptividade da proposta sinaliza para um breve acordo, que beneficiará os estudantes da UFLA para a conquista da dupla titularidade e, ainda, deverá fortalecer o processo de internacionalização de diversos programas de pós-graduação da instituição.

Na UFLA existe um acordo de dupla-titulação com a Universidade de Lancaster (Reino Unido), para o nível de Doutorado, e um processo em tramitação com a Universidade de Delaware (Estados Unidos), para o Mestrado.