Proposta para novo Projeto Pedagógico Institucional (PPI) será apresentada hoje (6/7)

Participe da nova proposta com sugestões

O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) é o instrumento teórico-metodológico que define as políticas e diretrizes para a organização pedagógica da UFLA, norteando as ações voltadas para a vivência e consecução da missão e objetivos institucionais. Trata-se de um plano de referência para a ação educativa da instituição que tem uma dimensão de ideais a serem perseguidas, ao mesmo tempo em que define objetivos e diretrizes tangíveis e aplicáveis ao dia a dia da universidade.

O PPI da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi elaborado em 2006 e passa, desde 2013, por avaliação e revisão de suas diretrizes. Na segunda-feira (6/7), a proposta do novo PPI será apresentada à comunidade acadêmica, em duas sessões públicas: às 14 e às 19 horas. A apresentação será no Salão dos Conselhos, Prédio da Reitoria.

O documento representa a consolidação das contribuições das comissões e das discussões com os diversos segmentos da UFLA, especialmente dos Grupos de Trabalho instituídos no I Fórum de Graduação da UFLA, realizado em 2014. Esses GTs tiveram a participação de docentes, técnicos administrativos e estudantes.

A nova proposta pode ser visualizada neste link e está aberta a sugestões até o dia 10 de julho de 2015, pelo e-mail ppi@reitoria.ufla.br.

Para a pró-reitora de Graduação, professora Soraya Alvarenga Botelho, que preside a comissão designada para a elaboração do documento, a participação de todos é importante, já que o PPI estabelece diretrizes e promove a articulação com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), com os projetos pedagógicos de cursos, com os conteúdos curriculares e com as ações que sustentam o cumprimento da missão da Universidade.

“O PPI, mais do que um documento que cumpre requisitos legais, deve viabilizar ações pedagógicas efetivas e direcionadas a manter e promover a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão, formando cidadãos e ao mesmo tempo profissionais qualificados, tal como estabelece a missão da UFLA”, considerou.

O documento explicita concepções, políticas e diretrizes básicas da ação pedagógica para a Instituição. A proposta foi construída coletivamente, fruto da ação e intervenção de todos os setores e áreas da UFLA. Após a apresentação do documento e a sistematização das sugestões da comunidade acadêmica,  o processo deverá ser finalizado com a apreciação e aprovação dos conselhos superiores, que representam todas as instâncias deliberativas e colegiadas.

Confira a minuta do novo Projeto Pedagógico Institucional