UFLA esclarece sobre condições do Canil de Passagem – construção abriga animais abandonados no câmpus

SONY DSC

Na tarde desta quarta-feira (27/5), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) fez um convite para que o médico veterinário Antônio de Pádua Lima fizesse uma visita técnica ao canil de passagem recém-construído no Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Agropecuária (Fazenda Muquem). Neste local, houve a morte acidental do cão Hiena, que causou comoção entre os estudantes que conviveram com o animal.

Após avaliação, o profissional atestou previamente que o local está adequado ao abrigo de animais, com excelente relação ambiente/animal, com mais de 10 metros2 para cada um dos 16 cães abrigados, incluindo área coberta e solar, com espaço para proteção de frio e vento. “Há alimento e água de forma adequada para todos os animais, a área está higienizada, sem odor ou umidade. Não há sinais de estresse ou maus tratos”, adianta o médico veterinário, que deverá entregar laudo técnico à Direção Executiva da UFLA.

Os animais no abrigo provisório não apresentam estresse ou maus tratos
Os animais no abrigo provisório não apresentam estresse ou maus tratos

Os animais abrigados provisoriamente no local aguardam a identificação de um local permanente para que sejam transferidos. Também estão à disposição para adoção e guarda responsável, sendo que os interessados devem procurar a Prefeitura do Câmpus.

Proteção Coletiva

A construção do canil de passagem foi uma solução encontrada pela direção da Universidade diante do enfrentamento de diversos problemas no câmpus em virtude de animais abandonados. A Ouvidoria da UFLA tem recebido reclamações de frequentadores, discentes e servidores que foram atacados por cães ou relatam o risco de haver animais soltos na Universidade. As reclamações chegaram a ser pauta nas duas últimas reuniões do Conselho Universitário Cuni, que cobrou providências da direção.

Entre as reclamações, a presença de animais no Restaurante Universitário, o que fere as normas da Vigilância Sanitária Municipal e exigiu ação urgente da direção com o risco de fechamento do estabelecimento, prejudicando milhares de estudantes e servidores.

Outra motivação importante é destacada pela coordenadora de Endemias da UFLA, órgão vinculado à Diretoria de Meio Ambiente, professora Joziana Barçante. Ela destacou que a presença de animais no câmpus deve ser tratada com o viés de saúde pública, já que os animais podem ser vetores de doenças que podem colocar em risco diariamente a comunidade acadêmica. Entre as doenças citadas por ela, a raiva, a leptospirose, larva migrans visceral, larva migrans cutânea ou bicho geográfico e, em especial, a leishmaniose visceral canina, por Lavras ser considerada área endêmica.

A professora relata que existem bairros na cidade em que já foram confirmados mais de 27% de animais positivos para a doença.  Joziana Barçante comenta ainda que mutirões para o combate à leishmaniose já foram realizados em cerca de 20 bairros da cidade e a proposta é abranger todo o município. Além das orientações, são feitos os exames nos cães.

Providências

Diante do acidente ocorrido com um dos animais abrigados, conhecido com Hiena, o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, assinou Portaria nº 590, nesta quarta-feira (27/5), designando a abertura de Sindicância Investigativa para averiguação das condições do canil de passagem, tratamento dado aos animais e causa morte do cão Hiena. Segundo relato do profissional responsável pelo trato dos animais, o Hiena teria se envolvido em uma briga com outro cão no local. O relatório final da Comissão deverá ser apresentado no prazo de 20 dias.

O médico veterinário Antônio Lima, que realizou a vistoria do local, também acompanhou o processo de encaminhamento do animal para necropsia, que será realizada no Laboratório de Patologia do Departamento de Medicina Veterinária (DMV). O laudo deverá ser divulgado nesta quinta-feira (28/5).