Ciência e cultura marcaram encerramento da Semana Nacional de Museus – veja fotos

Praça do Câmpus Histórico sediou o Festim Sustentável
Praça do Câmpus Histórico sediou o Festim Sustentável

De 18 a 23/5, a comunidade regional foi prestigiada por uma programação especial promovida pelos museus da UFLA, durante a Semana Nacional de Museus. As visitas, exposições, debates, ações educativas e oficinas chamaram a atenção para como as instituições museológicas podem agir de maneira sustentável e incentivar públicos a adotarem medidas nesse sentido.

No dia 23, a praça do Câmpus Histórico sediou o Festim Sustentável, um espaço para incentivar o consumo consciente e o bem-estar. Lá, houve troca de livros, oficinas de desenho livre e de construção de pipas, bem como apresentações artísticas da banda Sons das Vertentes e do projeto Shakespeare e as Crianças – formado por crianças de São Francisco de Paula (MG), que encenam trechos das obras shakespearianas. No Centro Cultural Casa das Pedras, foi realizado um sarau com o Coral Vozes do Câmpus e músicos da Orquestra de Câmara e oficinas de música da UFLA.

Observação do céu com telescópios foi um dos atrativos
Observação do céu com telescópios foi um dos atrativos

A Caravana Astronômica não pôde vir a Lavras; porém, o projeto A Magia da Física e do Universo manteve a programação, organizando a visitação a um planetário, observações com telescópios e palestras na sexta-feira e sábado, no Ginásio Poliesportivo II. “O projeto desenvolve atividades durante todo o ano, mas a participação na Semana foi positiva: a visibilidade foi maior e várias pessoas demonstraram interesse em frequentar as atividades cotidianas”, diz a coordenadora do projeto, professora Karen Luz Burgoa Rosso (DFI). Cerca de 700 pessoas, de todas as idades, assistiram às atividades. A participação trouxe novas ideias ao projeto, como a construção de lunetas com materiais alternativos, voltadas ao manuseio por crianças.

Durante a semana, houve visitas guiadas aos Museus de História Natural e Bi Moreira, no Câmpus Histórico. Além disso, foram realizadas palestras, debates e exibições que abordaram a cultura e a sustentabilidade.

A coordenadora de Museus e Patrimônio Histórico da UFLA, professora Ângela Maria Soares, também ressaltou a visibilidade proporcionada pelo evento: “Particularmente neste ano, houve um aumento no número de agendamento de escolas. A Semana, assim como a Primavera dos Museus, são momentos para discutir temáticas e para trazer um público novo aos museus”.

Em sua 13ª edição, a Semana foi realizada em quase 1.400 instituições museológicas brasileiras. Elas promoveram mais de 4.500 atividades. Na UFLA, as ações foram promovidas pelas Coordenadorias de Museus e Patrimônio Histórico e de Cultura, vinculadas à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).