Reitor da UFLA preside reunião do Foripes com a presença de secretários de Estado

O reitor da UFLA defende o Foripes como espaço para debates que propiciam o fortalecimento das instituições públicas de ensino superior

O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, presidiu nesta quarta-feira (20/5), a reunião do Fórum de Reitores de Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais – Foripes, realizada na Cidade Administrativa, Belo Horizonte. A reunião contou com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Miguel Corrêa, e do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), João Cruz Reis Filho.

A reunião teve como pauta principal as apresentações das políticas de Estado voltadas para estas pastas e a relação das instituições públicas de ensino superior em assuntos estratégicos. O secretário Miguel Corrêa – Sectes – estava acompanhado do subsecretário de Ensino Superior, Marcio Rosa Portes; do secretário-adjunto, Vinicius Rezende e do presidente da Fapemig, Evaldo Vilela.  Miguel Corrêa mencionou sobre o programa de governo, que prevê alguns eixos prioritários, entre eles, o incentivo à Ciência e Tecnologia e a participação efetiva das universidades na proposição de políticas e ações para o desenvolvimento do Estado.

O secretário João Cruz – Seapa – também reforçou a contribuição das instituições públicas de ensino superior em programas que podem reforçar o setor agropecuário do Estado.

Scolforo presidente reunião do Foripes. Foto: Gabriel Maciel

Entre os temas da reunião, também foram abordadas as ações de comunicação das Instituições, com a apresentação do diretor do Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Adolpho Henrique Almeida Loyola.  Ele estava acompanhado do coordenador de Controle de Processos e Infrações, Rodrigo Cruz Gebrim, responsável pelas outorgas de rádio e TV educativas. Eles apresentaram a nova política para radiodifusão pública, com foco na democratização da comunicação e incentivo à novas outorgas, exclusivamente para canais digitais.

A reunião colocou em pauta também proposições de instituições ligadas ao fórum com relação a logística compartilhada e recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

Durante a reunião, Scolforo reforçou a importância do Foripes como um espaço de reflexão e cooperação entre as instituições, sendo incentivadas a troca de experiências e a promoção de ferramentas que permitem o fortalecimento do ensino superior de qualidade, com ênfase na formação de profissionais em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado.

O Foripes

Constituído em 2003, o fórum reúne dirigentes de 12 instituições públicas de ensino superior em Minas Gerais, sendo 11 universidades federais, duas universidades estaduais e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, atuando de forma coletiva na busca por um ensino superior público, gratuito e de qualidade.

Além da UFLA, participam do Fórum: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG); Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI); Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ); Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Universidade Federal de Viçosa (UFV); Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG); Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet – MG).