Hospital Universitário será construído na Zona Norte, em propriedade da UFLA

Projeto grandioso para a construção de um hospital de referência

O projeto de um hospital universitário é cercado de extrema complexidade. Nessa quinta-feira (23/4), o reitor da Universidade Federal de Lavras, professor José Roberto Scolforo concedeu entrevista coletiva à imprensa e a pauta em destaque foi a construção do hospital universitário, que será na Zona Norte da cidade de Lavras, na Fazenda Muquem, propriedade da UFLA. Sete hectares, da área total de 136 hectares da fazenda, serão destinados a um projeto visionário, para a construção de um hospital de referência para o Sul de Minas, com 39 mil m2. O hospital estará estrategicamente localizado no anel viário “Presidente Tancredo Neves”, próximo ao condomínio do projeto “Minha Casa, Minha Vida”.

O Hospital Universitário será construído em três módulos, com capacidade final para 350 leitos. O primeiro módulo, de 13 mil m2 tem previsão de ser licitado e ter a obra iniciada no primeiro semestre de 2016. A fase atual é a de elaboração do projeto arquitetônico, realizado por uma empresa licitada no final de 2014. Esse projeto será a base para a realização de 37 outros projetos específicos que são exigidos para a construção de um hospital de referência.

Imagem do local escolhido para a construção do Hospital Universitário. Fonte: Google Earth

O Hospital Universitário será gerenciado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, que realizará concurso específico para contratação de mão de obra.  O hospital terá como atuação prioritária o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O reitor da UFLA considerou que o atendimento deverá ser em áreas complementares às áreas já consolidadas nos hospitais do município: Santa Casa de Misericórdia e Hospital Vaz Monteiro, que continuarão a ser parceiros da Universidade no desafio de formar médicos capacitados e solidários à realidade local.

Resgate

O curso de Medicina da UFLA foi anunciado em 2013 sem a previsão de construção de um hospital universitário, seguindo as diretrizes do MEC para uma atuação mais próxima aos hospitais da cidade que atendem pelo SUS. Ainda em 2013, o antigo Hospital do Coração foi adquirido pela Instituição com o objetivo de ser reformado e ampliado o número de leitos disponíveis na cidade. Com o projeto inicial foi possível requerer o credenciamento do Hospital Universitário no Ministério da Educação. Mas, ao longo das tratativas com o MEC, houve a oportunidade de negociar um projeto ainda maior, para se tornar referência não apenas para Lavras, mas para toda a macrorregião do Sul de Minas. O novo projeto é resultado de reuniões frequentes em diferentes ministérios, em especial, no MEC.

Reitor anuncia novo local do Hospital Universitário
Reitor anuncia novo local do Hospital Universitário para a imprensa

Escola Técnica Federal

Sobre o destino da área do antigo Hospital do Coração, Scolforo anunciou que está sendo negociada a instalação de uma Escola Técnica Federal, para ampliar as oportunidades de formação qualificada em Lavras e região. Trata-se de mais um passo importante e ousado da UFLA, ao incentivar um segmento diferente do ensino superior já consolidado, mas fundamental para o desenvolvimento e para a interação com a sociedade de seu entorno. Para o reitor, será uma excelente oportunidade de formação técnica gratuita em especialidades prioritárias e em conformidade com a demanda do mercado regional.

Estrutura de Saúde no câmpus da UFLA

Projeto das obraspara o Departamento de Ciências da saúde (DSA) já iniciadas no câmpus da UFLA
Projeto das obras para o Departamento de Ciências da saúde (DSA) já iniciadas no câmpus da UFLA

Durante a coletiva, Scolforo anunciou que já estão em construção, no câmpus da Universidade, as infraestruturas do Departamento de Saúde (DSA), que vão ocupar uma área de 5 mil m2, incluindo dois prédios, com laboratórios específicos e salas de apoio, sendo que os equipamentos já foram adquiridos. De acordo com ele, a primeira turma de Medicina da UFLA terá a sua disposição, nos primeiros anos do curso, os laboratórios da UFLA que atendem à área da saúde.

Além disso, os estudantes vão atuar na rede municipal de saúde de Lavras, incluindo os 18 Postos de Saúde da Família (PSFs), além dos hospitais de referência: Santa Casa de Misericórdia e Hospital Vaz Monteiro, e hospitais de Ribeirão Vermelho e Nepomuceno. Essa interação com os hospitais e PSFs fazem parte do projeto pedagógico, que prevê o contato direto dos estudantes com pacientes do SUS, desde os primeiros anos do curso. A ideia é que o curso de Medicina da UFLA se torne, ao longo dos anos, referência em atendimento gratuito de qualidade, com ênfase na formação de médicos comprometidos com o próximo e o respeito à vida.

Outros temas

Durante a coletiva de imprensa, o reitor ainda foi questionado sobre o Plano de Internacionalização, que tem como meta projetar a Universidade, nas próximas décadas, no cenário acadêmico mundial. O Plano Ambiental e Estruturante também foi pauta, apontado como exemplo de gestão sustentável para instituições públicas e privadas do País.

Programas na área de esporte, como o Bolsa Atleta e de inclusão social Cria Lavras também ganharam destaque, com a consideração do reitor de que o incentivo ao esporte e à cultura são contrapontos encontrado pela Universidade aos excessos, como álcool e drogas. Ele lembrou a visita recente do treinador Santiago Antunes, considerado o melhor treinador do mundo em saltos com barreiras, que destacou a qualidade da Pista de Atletismo do Centro de Esportes de Alto Rendimento e o potencial olímpico de alguns dos atletas do Cria Lavras.

Assista à reportagem da TV Universitária. Repórter Sérgio Wagner/cinegrafista Jaime Rodrigo