Projeto de Atletismo da UFLA recebe treinador de Cuba com três medalhas olímpicas – veja fotos

Oportunidade memorável - melhor treinador do mundo em provas com barreiras faz Camping na UFLA
Oportunidade memorável – melhor treinador do mundo em provas com barreiras faz Camping na UFLA

Durante toda a semana (13 a 17/4), os atletas que participam do projeto CRIA Lavras (Centro Regional de Atletismo), atletas convidados e treinadores da região participaram de uma experiência memorável. Eles participaram do Camping Nacional de Treinamento de Provas com Barreiras, com a presença do treinador Santiago Antunez, de Cuba, considerado um dos melhores treinadores do mundo.

Santiago Antunez, que treinou atletas que foram medalhas de ouro em jogos olímpicos, como Anier Garcia (Sydney-2000) e Dayron Robles (Pequim-2008), ficou impressionado com o projeto desenvolvido em Lavras. “É incrível o que eu encontrei aqui, em uma pequena cidade, um projeto tão grandioso”, considerou, destacando ainda outros pontos positivos, como a construção da Pista de Atletismo de Alto Rendimento, apontada por ele como uma das melhores do País.

Treinador Santiago Antunes e o professor Fenando Oliveira: similaridades na forma de conduzir o atletismo desde sua base
Treinador Santiago Antunes e o professor Fenando Oliveira: similaridades na forma de conduzir o atletismo desde sua base

Além disso, o treinador apontou pelo menos cinco atletas com elevado potencial olímpico.  “Se o Brasil tivesse mais projetos como este, teria mais atletas olímpicos e, consequentemente, muito mais medalhas”, reforçou. Aconselhando os atletas que participam do camping, ele destacou a responsabilidade, disciplina, amor e dedicação aos treinos como essenciais para um futuro promissor no esporte. “Independente do desempenho em grandes competições, o esporte em si é um ótimo remédio. Treinei medalhistas olímpicos, mas treinei centenas de medalhistas da vida”, comentou.

Com 35 anos de experiência e diversos prêmios de reconhecimento internacional, como o “Técnico do Ano” concedido pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) em 2010, Santiago Antunes marcou sua primeira visita à UFLA não apenas pelo destacado conhecimento técnico, mas também pelo carisma, humildade e didática diferenciada com os atletas.

Na UFLA, Santiago Antunes compartilhou o treinamento com o professor Fernando de Oliveira, coordenador do projeto CRIA Lavras. Orgulhoso e honrado com a visita do treinador cubano, o professor destacou que o projeto desenvolvido na UFLA atingiu um novo nível e os atletas demandam uma atenção mais dirigida e diferenciada. “A vinda do Santiago nos permite estabelecer metas com mais segurança e o nosso projeto passa a ser referenciado por um treinador com competência inquestionável”.

Reconhecimento

Reitor da UFLA, professor Scolforo, recebe o treinador cubano e equipe da UFLA
Reitor da UFLA, professor Scolforo, recebe o treinador cubano e equipe da UFLA

Nesta quinta-feira (16/4), o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, recebeu o treinador Santiago Antunes, o professor Fernando Oliveira e o coordenador do de Esporte e Lazer da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários, professor Sandro Fernandes da Silva. Também participaram da reunião os atletas medalhistas na Copa Brasil de Provas Combinadas, realizada em São Bernardo (SP), no último fim de semana, Jenifer Nicole (ouro), Ingrid Ellen (prata) e Pedro de Oliveira Bronze.

Na ocasião, o reitor reverenciou a contribuição do treinador para o esporte mundial e disse estar honrado por ele compartilhar sua experiência com a equipe da Universidade. “O treinador tem todo o nosso respeito e faremos todo o esforço para que a visita seja muitas vezes repetida”, considerou. Scolforo destacou os benefícios que os atletas recebem na Instituição, como incentivo ao esporte, como o programa de bolsas, mentoria, alimentação, estrutura e treinamento. “Cada atleta do projeto que lograr êxito e se tornar estudante da UFLA tem garantida uma bolsa como incentivo para seu aprimoramento”, reforçou.

Scolforo com os atletas do Cria Lavras finalistas da Copa Brasil de Provas Combinadas
Scolforo com os atletas do Cria Lavras finalistas da Copa Brasil de Provas Combinadas

A vinda do treinador é uma ação da Superintendência de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), que visa o desenvolvimento do atletismo brasileiro, onde Santiago atua como consultor de treinadores. Ele é responsável pelos Campings Nacionais Caixa da Especialidade, organizados pela Superintendência de Alto Rendimento da CBAt. Em Lavras, o Camping recebe o apoio da UFLA, Prefeitura Municipal de Lavras e Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg). Lavras foi escolhida por ser Centro Regional de Atletismo e aglutinar treinadores de todo o Estado.

Camping com sotaque

A estudante do 9º período de Educação Física Patrícia Alves Silveira participou do Camping e ressalta a importância da experiência para a sua formação profissional. Professora no município de Bom Sucesso, o conhecimento adquirido será certamente compartilhado.

Treinador de uma equipe de atletismo em Poços de Caldas, o professor Sidney Carlos de Parolis destacou o alto nível técnico do treinador Santiago, sobretudo, pela sua capacidade de compartilhar o conhecimento de forma simples e acessível. Essa também é a opinião do professor de Educação Física Clóvis Mileu, que desenvolve projeto similar em Varginha, no Instituto Lutar. “Deveríamos ter pistas de alto rendimento como construída na UFLA espalhadas por todo o País”, considerou.

O atleta Pedro de Oliveira também enaltece a participação no Camping como uma experiência única. Estudante do 5º período de Educação Física na UFLA, ele conta que o treinador cubando tem um método singular de repassar as técnicas para os atletas, fruto de uma vivência como treinador em diferentes níveis. “Ele demonstra de forma clara nossas falhas e assim ficamos mais confiantes. Só de saber que um treinador medalhista está nos elogiando é um incentivo muito importante para seguir em frente”.

Resultados promissores

A atleta Jenifer Nicole foi medalha de ouro  na prova do heptatlo (7 provas)
A atleta Jenifer Nicole foi medalha de ouro na prova do heptatlo (7 provas). Foto: Cbat

Na Copa Brasil de Provas Combinadas, Cria Lavras foi campeã por equipes, com a maior pontuação entre todas as participantes. Foi a primeira vez que uma equipe mineira foi campeã desta competição nacional. A atleta Jenifer Nicole foi medalha de ouro e Ingrid Ellen conquistou a medalha de prata na prova do heptatlo (7 provas) e o atleta Pedro de Oliveira conquistou o bronze no decatlo (10 provas). Além do título, Jenifer Nicole, que venceu 5 das 7 provas disputadas no heptatlo, fez o índice para o Panamericano de Atletismo Juvenil, que será realizado no Canadá. As duas atletas do CRIA Lavras conseguiram a liderança nacional do ranking nacional do heptatlo juvenil.

CRIA Lavras

No projeto, cerca de 550 crianças e jovens de escolas públicas de Lavras e outras oito cidades da região desenvolvem atividades esportivas, especialmente nas modalidades do atletismo. Ao todo, mais de 20 mil crianças participaram do projeto, desde sua criação em 2008. Em 2012, tornou-se Centro de Descoberta de Talentos da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Confira a galeria de fotos do Camping realizado na UFLA. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.