“Agricultura urbana: agroecologia como ferramenta” será tema de curso oferecido à comunidade – inscrições abertas

curso-esf-agroecologiaProfessores de escolas públicas de Lavras terão a oportunidade de adquirir conhecimentos necessários para o desenvolvimento de projetos que envolvam práticas agroecológicas, como as hortas escolares e comunitárias. Os interessados já podem se inscrever no curso “Agricultura urbana: Agroecologia como ferramenta”, promovido por meio de uma parceria entre os Engenheiros sem Fronteiras (EsF – Núcleo Lavras) e o Núcleo de Estudos em Agricultura Orgânica (Neagro) da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Estão disponíveis 30 vagas. É necessario que os interessados encaminhem e-mail para eventos.lavras@esf-brasil.org. A participação no curso é gratuita e terá encontros em quatro sábados (11/4, 25/4, 9/5 e 23/5), das 8h às 13h. Além do conteúdo conceitual e metodológico, a programação inclui atividades práticas. O objetivo é estimular o desenvolvimento de projetos voltados para a educação ambiental e educacional no ambiente escolar. Estudantes dos cursos de licenciatura também fazem parte do público-alvo do curso.

Nos próximos dias a equipe organizadora irá visitar escolas de Lavras para divulgar o evento e convidar os profissionais. De acordo com a integrante dos EsF Maria Alvarenga, o ideal é que as escolas tenham grupos de professores interessados. “Se vários profissionais da mesma instituição fizerem o curso, as chances de implantação de novos projetos na escola serão maiores, pela motivação do grupo”, explicou.

Para os EsF, a oferta do curso é uma forma de dar continuidade ao projeto Quintal Verde, que teve início em 2012 com a proposta de ensinar crianças em colégios públicos de Lavras a cultivar hortas orgânicas sem o uso de agroquímicos e produtos fitossanitários. Atualmente a ONG colabora com a manutenção de hortas no colégio Caic e na Escola Estadual Cristiano Souza. “Percebemos que não era suficiente trabalhar somente com os alunos, mas é necessário envolver os professores. Logo, o curso complementa e dá continuidade ao Quintal Verde”, diz Maria.

O curso de Agricultura Urbana está incluído no Catálogo de Cursos de Extensão lançado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) neste semestre. Consulte outras oportunidades.

curso-aquecedor-solarEm preparação para o curso seguinte

Outro curso de extensão que terá a participação dos EsF é “Introdução à produção de energias renováveis e construção de aquecedor solar de água a baixo custo”, a ser realizado nos meses de maio e junho. A equipe organizadora está recolhendo doações de garrafas pets e caixas de leite para a construção de um aquecedor solar de baixo  custo. Quem puder colaborar, deve entregar o material da sala da ONG, localizada no Departamento de Engenharia (DEG), atrás do Salão de Convenções.

Acompanhe as informações sobre os cursos por este endereço.