UFLA dará subsídios para autores em periódicos de alto impacto – Sessão pública esclarece dúvidas na segunda-feira (30/3)

internacionalizacaoA Universidade Federal de Lavras (UFLA) publicou o Edital que dispõe sobre as diretrizes básicas do Programa de Estímulo à Publicação Científica em Periódicos de Alto Impacto. O Programa faz parte do Plano de Internacionalização da UFLA, sendo coordenado e implementado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), com a participação da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e Pró-Reitoria de Graduação (PRG).

Na segunda-feira (30/3), haverá uma sessão de esclarecimentos e orientações sobre o Programa, com a participação do diretor de Relações Internacionais, professor Antônio Chalfun Junior e do coordenador do Programa de Internacionalização da UFLA, professor João José de Sá e Melo Marques. A apresentação será às 18 horas, no Salão dos Conselhos, Prédio da Reitoria.

O Programa

Com o objetivo de elevar a quantidade de artigos científicos publicados pelo corpo docente da UFLA em periódicos classificados como A1, A2 e B1, nas diferentes áreas de conhecimento, está prevista a concessão de benefícios, a partir dos critérios estabelecidos no Edital.

O incentivo se dará por meio de concessão de recursos ao professor/pesquisador ou equipe de trabalho, de acordo com os parâmetros estabelecidos no Edital, que tem a característica de fluxo contínuo. Os recursos disponibilizados serão utilizados para pagamento de diárias e/ou passagens para participação dos beneficiários em congressos e reuniões científicas internacionais de alta relevância.

Para fazer jus aos benefícios, o professor deverá comprovar atuação também no ensino de graduação, com atuação média mínima de quatro horas semanais, excetuando-se os casos de professores envolvidos com atividades administrativas, para os quais são designados professores substitutos.

Incentivo à internacionalização

A maior gratificação prevista refere-se aos casos especiais, para publicação de um ou mais artigos científicos em revista com fator de impacto maior ou igual a 10, neste caso, o professor fará jus ao beneficio no limite de US$ 3.500,00, limitado a um apoio no intervalo de um ano. Caso seja publicado um ou mais artigos científicos em revista com fator de impacto maior ou igual a 4 e menor que 10, o benefício será no limite de US$ 2.500,00, também no intervalo de um ano.

Entre as formas de apoio previstas no Programa, para dois artigos publicados em periódico A1, no período de um ano (últimos 12 meses), com parceria internacional, o professor terá como benefício USD$ 2.750,00 (dólares). Mas o Edital prevê diferentes combinações, todas especificadas no Edital.

Os pedidos do benefício deverão ser feitos em formulário próprio, disponível no site da PRP. Para participar do programa acesse: www.prp.ufla.br/periodicos

Consulte o Edital DRI 01/2015.