Pesquisadora que descobriu o transístor de papel estará na UFLA para o Simpósio Internacional em Materiais e Biossistemas

simbiEstudantes e pesquisadores que trabalham com a temática biomateriais, materiais lignocelulósicos, compósitos e nanocompósitos, nanobiotecnologia, biopolímeros, embalagens inteligentes, filmes comestíveis e nanoprodutos alimentícios terão uma ótima oportunidade para trocar experiências e avançar na fronteira do conhecimento. Nos dias 28 e 29 de abril, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) promoverá o Simpósio Internacional em Materiais e Biossistemas 2015.

Ainda há vagas. Faça sua inscrição.

O evento é uma ação do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Biomateriais e a programação inclui palestras com renomados pesquisadores nacionais e internacionais. O Seminário tem o apoio da Capes e Fapemig.

Entre os palestrantes internacionais, a pesquisadora Elvira Fortunato, do Departamento de Ciência dos Materiais da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, uma das coordenadoras do grupo de pesquisa Cenimat/I3N, responsável pela descoberta do transístor de papel. A inovação tem características com apelo econômico e ambiental, além de permitir uma gama de novas formas de utilização, como etiquetas, pacotes inteligentes, chips de identificação ou aplicações médicas. A pesquisadora é mundialmente reconhecida por trabalhos na área de papeis inteligentes, biossensores e materiais semi-condutores. Elvira Fortunato é pesquisadora e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Biomateriais da UFLA.

A programação também terá a presença do pesquisadores americanos Gregory M. Glenn e Tara McHugh, da Western Regional Research Center (USDA/Albany). Eles foram convidado para compartilhar suas experiências com embalagens comestíveis e embalagens inteligentes.

Estará presente no Simpósio Internacional o pesquisador espanhol Moisés Frias Rojas, do Scientific Researcher in Institute of Eduardo Torroja for Construction Sciences (IETcc-CSIC), reconhecido pelas pesqusias com cimento e concreto alternativos com adição de materiais lignocelulósicos que apresentam atividade pozzolânica. Ainda na programação, a palestra do pesquisador Pedro Fardin, brasileiro que trabalha na Abo Academy University, Finlândia, tendo como especialidade a áre de materiais funcionais à base de celulose.

De acordo com o coordenador do curso e do evento, professor Lourival Marin Mendes, os temas que serão abordados foram criteriosamente escolhidos para propiciar aos participantes a atualização em áreas estratégicas, com a oportunidade de trocar experiências e ampliar a rede de parcerias acadêmicas.

Confira o site do evento

Assista ao vídeo de 5 minutos com a palestrante Elvira Fortunato