Coral, Orquestra e Oficinas: Núcleo de Música da UFLA abre vagas para novos participantes

image121Mais que ensino, pesquisa e extensão, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) proporciona a seus estudantes e a toda a comunidade atividades e espaços culturais. Neste mês, o Núcleo de Música retomou sua rotina de ensaios e abre oportunidades para novos participantes.

Sob orientação do Maestro Augusto Pimenta, o Coral Vozes do Câmpus, a Orquestra de Câmara da UFLA e as Oficinas de Música são espaços que vão além da experiência e do aprendizado musical. Esses projetos se transformam também em ambiente propício à integração de seus membros. Todas as atividades são gratuitas, abertas à participação de alunos, professores, técnicos administrativos e moradores de Lavras e região.

Conheça melhor as atividades:

cartaz-coralCoral Vozes do Câmpus

O Coral Vozes do Câmpus, criado em 1999, conta hoje com mais de 30 integrantes, o que engloba servidores e estudantes da Universidade, além de membros da comunidade externa. Sua formação básica é coral misto a quatro vozes, sendo as femininas sopranos e contraltos, e as masculinas tenores e baixos.

O Coral tem realizado apresentações em Lavras e outras cidades do Estado. Os ensaios ocorrem na Coordenadoria de Cultura (Casa das Pedras – Câmpus Histórico), todas as segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 20h30.

cartaz-orquestraOrquestra de Câmara da UFLA

A Orquestra de Câmara da Universidade Federal de Lavras é um projeto iniciado em 2011 e conta com cerca de 15 músicos. É integrada não só pela comunidade acadêmica, mas também por moradores da cidade e região. Sua formação básica é em três naipes: cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico), madeiras (flauta transversal, clarinete, oboé e fagote) e metais (trompete, trombone, tuba e trompa).

As apresentações feitas na UFLA e em outras cidades do Estado são parte da progromação da Orquestra. Os ensaios são realizados na Coordenadoria de Cultura (Casa das Pedras – Câmpus Histórico), todas as terças e quintas-férias,  19h às 21h, e nas quartas-feiras, das 9h às 11h.  É possível solicitar empréstimo de instrumentos. Para fazer parte da Orquestra, é preciso que o interessado já tenha algum conhecimento na área.

cartaz-oficinaOficinas de Música

As oficinas de música começaram em 2013, com o objetivo de criar um espaço para que os interessados pudessem iniciar o aprendizado de algum instrumento musical, com foco em instrumentos de orquestra. É também um espaço para que alunos vindos de outras cidades possam continuar seus estudos. Com o tempo, alguns alunos das oficinas de música passam a integrar a Orquestra de Câmara.

Dois tipos de oficinas são realizados: nas terças e quintas-feiras, das 14h às 16h ocorrem as oficinas para aprendizado de instrumentos; e nas quartas-feiras, das 17h às 18h, são realizadas oficinas para aprendizado de teoria musical.

As inscrições para as três atividades podem ser feitas no horário e no local dos ensaios de cada uma delas. Interessados que desejarem outras informações podem entrar em contato com a Coordenadoria de Cultura pelo telefone (35) 3829-1585.