Parceria entre UFLA e MEC, evento sobre inovação na gestão pública recebe trabalhos

cigispO Congresso Internacional de Gestão da Inovação no Setor Público (Cigisp) ocorrerá em Brasília, nos dias 15 a 17 de abril. O evento é uma realização conjunta, do Ministério da Educação (MEC) e da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que reunirá pesquisadores e agentes públicos para o compartilhamento de iniciativas inovadoras nas instituições públicas.

Entre os palestrantes internacionais convidados, estão os professores: Ricardo S. Morse (Escola de Governo da Universidade da Carolina do Norte, EUA); Vishanth Weerakkody (Universidade Brunel, Reino Unido); Jeremy Millard (Instituto Tecnológico da Dinamarca); e Yogesh K Dwivedi (Universidade de Swansea, Reino Unido).

Também compartilharão experiências inovadoras na gestão pública os professores: Vantoil de Souza Júnior, diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa; José Arimatéia Dantas Lopes, reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI); Aléssio Trindade de Barros (secretário da Educação da Paraíba) e José Roberto Scolforo, reitor da UFLA. De Lavras, também participará o coronel Antônio Claret dos Santos, comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais.

Chamada de trabalhos

Até o dia 16 de março, o congresso recebe trabalhos nas categorias casos práticos e estudos acadêmicos. Eles devem ser relativos a um dos eixos: educação, sustentabilidade, participação social e/ou Administração Pública.

Entrega do prêmio Desafio da Sustentabilidade

Durante o Cigisp, será entregue a premiação do Desafio da Sustentabilidade, consulta pública também gerada por meio de uma parceria entre UFLA e MEC. Entre os meses de novembro de 2014 e fevereiro de 2015, internautas enviaram mais de 18 mil ideias voltadas à redução dos gastos com água e energia elétrica nas instituições federais de ensino.

As instituições vencedoras foram as universidades UFPI e Ufersa (Universidade Federal Rural do Semi-Árido), e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e do Mato Grosso (IFMT). Elas receberão recursos do MEC (R$ 3 milhões e 1 milhão, respectivamente) para aplicar em ações promotoras da sustentabilidade.

Para informações, inscrições e submissão de trabalhos, acesse o site: cigisp.mec.gov.br/.