Recepção aos calouros marca início de período letivo na UFLA – veja fotos

recepcao-calourosA recepção dos calouros da UFLA foi realizada nessa segunda-feira (2). Com o início do semestre letivo, 1.478 estudantes iniciam uma nova etapa de sua formação. Entre eles, estavam os calouros de dois novos cursos: Medicina e Pedagogia. A cerimônia, realizada no Ginásio Poliesportivo, contou com a presença de familiares dos calouros e outros membros da comunidade acadêmica.

Os novos estudantes assistiram ao vídeo institucional e, em seguida, receberam as boas-vindas do Diretório Central dos Estudantes (DCE). A coordenadora geral do DCE, Isabella Marques, iniciou sua fala com uma pergunta que despertou a empolgação dos presentes: “Quem aí está feliz por estudar na terceira melhor universidade do Brasil?”. Logo após, explicou a estrutura interna do Diretório e ressaltou que, na UFLA, o trabalho do DCE é realizado em parceria com as reitorias e pró-reitorias. “Também é necessário lembrar que quando entramos em uma universidade federal assumimos um compromisso com o Brasil”, afirmou Isabella.

recepcao-calouros-libras
A recepção aos calouros no primeiro semestre de 2015 foi um marco para a UFLA no quesito “inclusão”. Todo o evento foi interpretado na Língua Brasileira de Sinais pela professora do Departamento de Educação (DED) Érica Alves Barbosa, e pelo servidor da UFLA, Welbert Vinícius.

O reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, deu as boas vindas a todos, apresentou a equipe de pró-reitores e advertiu os novos estudantes para o perigo de práticas abusivas envolvendo bebidas alcóolicas e outros excessos. “Todos vocês têm o direito de equilibrar a dedicação aos estudos com momentos de distração, mas fiquem longe dos excessos e dos abusos.”

Ele enfatizou a proibição do trote e reforçou o compromisso que os estudantes devem ter com seu futuro, com suas famílias, com a instituição que representam e com o país, que investe na sua formação. “Não se deixem atrair pelos excessos. E caso ocorra algum problema, vocês podem procurar os coordenadores dos cursos, que muitas vezes farão o papel dos seus pais que estão distantes, em outras cidades. Não tenham vergonha de compartilhar os seus problemas. Queremos que vocês tenham em nós toda a assistência de que precisarem”.

Já a pró-reitora de graduação, professora Soraya Alvarenga Botelho, disse que a UFLA está em plena expansão, com o crescimento do número de cursos, de estudantes e de oportunidades. “Aproveitem e participem de projetos de pesquisa, de extensão, de desenvolvimento tecnológico e de outras atividades que vão complementar a formação de vocês”. Ela também falou da diversidade cultural abrigada pela Universidade, com estudantes vindos de todas as partes, enfatizando que esse cenário proporciona uma experiência rica para os membros da comunidade acadêmica.

Professor Scolforo aconselhou os calouros a investirem em sua formação. Advertiu-os de que a diversão deve ocorrer sem excessos.
Professor Scolforo aconselhou os calouros a investirem em sua formação. Advertiu-os de que a diversão deve ocorrer sem excessos.

Entre os novos estudantes, estavam não só aqueles que saíram do Ensino Médio e chegam à vida universitária pela primeira vez, mas também muitos que já trilharam outros caminhos na academia. O calouro de Direito José Maurício Pereira concluiu a graduação em Agronomia na UFLA em 1987. Depois disso, cursou mestrado e doutorado na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e agora retorna à instituição para outra formação. Ele é servidor do Ministério da Agricultura e busca conhecimentos que poderão ajudar na sua profissão. “Fiz o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e estou muito animado com este retorno”, comentou.

Na cerimônia, a 2ª tenente Edilaine Andrade de Paulo Carvalho, comandante do setor centro da 54ª. Cia, também participou da composição da mesa de honra e falou aos estudantes. Representando a Polícia Militar, a tenente ressaltou as boas relações entre a PM e a UFLA, citando o posto de policiamento existente na universidade e o “Programa das Repúblicas protegidas” – trabalho diferenciado oferecido ao público universitário.

No encerramento do evento, houve uma breve apresentação do Grupo Teatro Construção, com encenação de acontecimentos da vida estudantil na UFLA. No roteiro estavam orientações para aqueles que acabam de chegar, como a proibição dos trotes, por exemplo. Com humor, a peça cumpriu a função de deixar os calouros atentos a temas importantes da vida acadêmica.


 

Garotos de Varginha- Matheus Coelho, Nicolas Iulius, Pedro Fernandes, Kevin Vitoriano

Amigos de Varginha conseguiram ingressar juntos na UFLA (da esq. p/ dir.)

Sempre ouvi falar muito bem da UFLA. Pretendo estudar bastante, participar de programas fora do país e conseguir um ótimo emprego, após a conclusão do curso”. Nicolas Iulius, 17, Engenharia de Controle de Automação.

Era o curso que eu pretendia, e achei ótimo ter passado na UFLA. Minha expectativa é grande com relação ao curso e à universidade”. Pedro Fernandes, 17, Engenharia de Controle de Automação.

Meu pai fez pós-graduação na UFLA e sempre a elogiou. Estou contente em estar aqui hoje”. Matheus Coelho, 18, Agronomia.

Ainda não conhecia a UFLA, mas sempre ouvi falar muito bem da instituição”. Kevin Vitoriano, 17, Engenharia de Controle de Automação.

 

Nara Edreida

Não quis me desvincular da UFLA, a universidade é excelente”. Nara Edreida, 29, de Goiânia, após realizar mestrado e doutorado na UFLA resolveu iniciar logo em seguida uma nova graduação, Educação Física.

 

 

 

 

Valéria de Castro

Por incentivo da família e dos amigos, resolvi fazer o Enem pela primeira vez. Sou de Lavras, mas estava morando em Goiás. Quando vi que passei no curso de Letras da UFLA, arrumei toda a minha mudança e voltei. Estou muito empolgada. Meus quatro filhos, que já possuem ensino superior, estão extremamente orgulhosos”. Valéria de Castro, 52, após 35 anos fora da sala de aula, iniciará a sua primeira graduação.

 

Continuação da Programação do Calouro

– 3 de março: reunião dos calouros com a Coordenação de cada curso.

– 7 de março (sábado) – no CIUNI: apresentação do Diretório Central dos Estudantes – DCE e integração dos calouros com atividades esportivas, culturais, além de rodas de conversas e oficinas. O evento acontecerá das 14 às 21h.

– 10 e 11 de março: os calouros deverão se dirigir à sala 14 no Pavilhão de aulas nº 6 (ao lado da DADP) para tirar a fotografia que será utilizada na confecção da carteirinha de estudante. Horários: 9h00 às 11h00; 14h30 às 17h; 19h às 21h

– 18 de março (quarta-feira) – ao lado do departamento de Ciências Exatas, e antiga cantina: ocorre a feira acadêmica, que estará aberta para visitação de 9h às 21h.

Cadastro na PRAEC para estudantes com vulnerabilidade

A UFLA oferece aos estudantes com vulnerabilidade econômica oportunidades diferenciadas em vários setores, como desconto no RU, Bolsas institucionais e ainda alojamentos. Para obter mais informações sobre o processo de seleção, consulte a página da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) www.praec.ufla.br

Texto: Camila Caetano (jornalista e bolsista/UFLA) e Ana Eliza Alvim (jornalista da Ascom)
Fotos de Camila Caetano:

Fotos de Ana Eliza Alvim e Cibele Aguiar: