Repositório Institucional da UFLA conquista 18ª posição no Ranking Web of World Repositories

ri-uflaO Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras (RIUFLA), que disponibiliza acesso às publicações científicas e trabalhos acadêmicos, conquistou a 18ª colocação no Brasil, segundo o “Ranking Web of World Repositories“, organizado pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) – maior organismo público de investigação da Espanha.

Nessa edição, o RIUFLA ocupa a 798ª posição no ranking de repositórios do mundo. Em julho de 2014, o RIUFLA conquistou a 21 ª colocação no Brasil aparecendo pela primeira vez entre os repositórios brasileiros avaliados, e ocupou a 879ª posição no ranking de repositórios do mundo. Sendo assim, em apenas seis meses, houve o avanço de três posições na colocação nacional e de 81 com relação a mundial.

A avaliação do Ranking Web of Repositories é publicada duas vezes ao ano, com o objetivo de apoiar o livre acesso às publicações científicas em formato eletrônico e acadêmico. A próxima edição será divulgada no final de julho de 2015.

RIUFLA

O Repositório da UFLA foi lançado em fevereiro de 2013 com o objetivo de armazenar a produção intelectual da universidade, em formato digital, permitindo seu compartilhamento na rede mundial de computadores.

O acervo é composto, além das teses e dissertações, de artigos científicos, livros eletrônicos, capítulos de livros e trabalhos apresentados em eventos pelos seus professores, técnicos e pesquisadores.

Considerado ainda uma novidade entre os acadêmicos, o Repositório da UFLA tem grande potencial de ampliar de maneira significativa seu acervo. Vale destacar que os artigos científicos com extensão PDF têm maior peso na avaliação.

Acesse:

http://repositorio.ufla.br/

Orientações para uso do Repositório Institucional

http://repositories.webometrics.info/en/Latin_America/Brazil

 Texto: Camila Caetano – jornalista bolsista/UFLA