CAFÉ: semana encerra temporada de defesas de dissertações e teses na UFLA

Gestão estratégica na cafeicultura: defesa do mestrando Diego Humberto de Oliveira;  orientador: professor Rubens José Guimarães.
Gestão estratégica na cafeicultura: defesa do mestrando Diego Humberto de Oliveira; orientador: professor Rubens José Guimarães.

A cada ano, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) consolida-se como referência em ensino, pesquisa e extensão voltados ao sistema agroindustrial dos cafés do Brasil. Prova disso é o elevado número de projetos de pesquisa que têm o café como tema, resultando em diversas defesas de Mestrado e Doutorado vinculadas a diferentes Programas de Pós-Graduação.

Nesta semana, estão previstas dezenove dissertações e teses de diferentes programas de pós-graduação da Universidade: Fitotecnia, Fitopatologia, Administração, Ciência dos Alimentos, Engenharia Agrícola, Microbiologia Agrícola, Fisiologia Vegetal e Estatística e Experimentação Agropecuária. Confira a relação completa dos trabalhos abaixo:

Conhecimento coletivo

A Universidade conta atualmente com a Agência de Inovação do Café – InovaCafé, que reúne as tradicionais iniciativas voltadas do Setor de Cafeicultura da UFLA, além do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT Café), Polo de Excelência do Café, Consórcio Pesquisa Café, Polo de Tecnologia em Qualidade do Café, Polo de Tecnologia em Pós-Colheita do Café, Centro Tecnológico de Comercialização On-line de Café (e-Café Brasil), Centro de Inteligência em Mercados (CIM), Unidade de Difusão Virtual de Tecnologias – Rede Social do Café e o Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf).

Entre as parcerias institucionais, destacam-se a proximidade e as pesquisas em conjunto com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater – MG).

Para o diretor da InovaCafé, Luiz Gonzaga de Castro Júnior,  a Universidade hoje tem um grande percentual de trabalhos relacionados ao tema café, no Brasil e no mundo. “A proposta é que esses trabalhos sejam coordenados pela InovaCafé, no sentido de juntar esforços, para que respondam às demandas da sociedade, gerando com isso, a cada pesquisa, soluções demandas pelo setor”.

Para o professor de cafeicultura Rubens José Guimarães, que orienta estudantes de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia, o diferencial da UFLA está justamente na diversidade de conhecimento gerado, fruto do envolvimento de professores e estudantes que têm o café como tema de seus estudos, vinculados a diferentes áreas e linhas de pesquisa.

Confira a lista de dissertações e teses programadas para esta semana:

FITOTECNIA

“POTENCIAL DE UTILIZAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS ANATÔMICAS E FISIOLÓGICAS NA SELEÇÃO DE PROGÊNIES DE CAFEEIRO”, de Dalyse Toledo Castanheira; orientador: professor Rubens José Guimarães.

“GESTÃO ESTRATÉGICA NA CAFEICULTURA: USO EFICIENTE DE FERTILIZANTES E QUANTIFICAÇÃO DE EMISSÕES DE GASES DO EFEITO ESTUFA”, do mestrando Diego Humberto de Oliveira; orientador: professor Rubens José Guimarães.

“CARACTERIZAÇÃO MORFOFISIOLÓGICA DO CRUZAMENTO DE HÍBRIDO DE TIMOR E DILLA & ALGHE DO BANCO DE GERMOPLASMA DE MINAS GERAIS”, da mestranda Mariana Thereza Rodrigues Viana; orientador: professor Rubens José Guimarães.

“ESTIMATIVA DE PARÂMETROS GENÉTICOS E CARaCTERIZAÇÃO FISIOLÓGICA DE PROGÊNIES  DE CAFEEIRO SOB MANIFESTAÇÕ DE Meloidogyme paramaensis“,do mestrando Allan Teixeira Pasqualotto; orientador: professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes.

“IDENTIFICAÇÃO DE MARCADORES MOLECULARES ASSOCIADOS A RESISTÊNCIA A MELOIDOGYNE EXIGUA EM CAFEEIROIDENTIFICAÇÃO DE MARCADORES MOLECULARES ASSOCIADOS A RESISTÊNCIA A MELOIDOGYNE EXIGUA EM CAFEEIRO”, da doutoranda Thamiris Bandoni Pereir; orientador: professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes.

“PROGRESSOS GENÉTICOS E REAÇÃO DE PROGÊNIES DE Coffea arábica AOS NEMATOIDES Meloidogyne exígua Meloidogyne paranaenses”, do doutorando Ramiro Machado Rezende; orientador: Gladyston Rodrigues Carvalho.

FITOPATOLOGIA

“IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE METABÓLICOS SECUNDÁRIOS RELACIONADOS À RESPOSTA DE DEFESA DO CAFEEIRO CONTRA Pseudomas syringae pv. garcae”, da mestranda Joyce Alves Goulart da Silva; orientador: professor Mário Lúcio Vilela de Resende.

EFEITO NA NUTRIÇÃO COM NITROGÊNIO E POTÁSSIO NA INTENSIDADE DA FERRUGEM (Hemileia vastatrix) DO CAFEEIRO (Coffea arabica), do mestrando Cristian David Pérez; orientador: professor Édson Ampélio Pozza.

“SEQUENCIAMENTO E ANÁLISE DO GENOMA DO Coffee ringspot virus (CoRSV)”, do doutorando Anderson de Jesus Sotero; orientadora: professora Antônia Dos Reis Figueira.

ENGENHARIA AGRÍCOLA

“VALIDAÇÃO DE METODOLOGIA PARA QUANTIFICAR A REGULAGEM DO FREIO DOS VIBRADORES DE UMA COLHEDORA DE CAFÉ”, do mestrando Ronan Souza Sales; orientador: professor Fabio Moreira da Silva.

“ASPECTOS FISIOLÓGICOS, BIOQUÍMICOS E SENSORIAIS DE GRÃOS DE CAFÉ ARMAZENADOS EM AMBIENTE NATURAL E RESFRIADO”, da mestranda Giselle Figueiredo Abreu; orientadora: professora Sttela Dellyzete Veiga Franco da Rosa.

“INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SECAGEM E ARMAZENAMENTO VISANDO À MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DO CAFÉ”, do mestrando; orientadora: professora Sttela Dellyzete Veiga Franco da Rosa

ESTATÍSTICA E EXPERIMENTAÇÃO AGROPECUÁRIA

“QUALIDADE DE CAFÉS ESPECIAIS E NÃO ESPECIAIS MENSURADA EM UMA ABORDAGEM MULTIVARIADA COM OS MÉTODOS MFCAT E MFA”, do mestrando Paulo Cesar Ossani; orientador: professor Marcelo Ângelo Cirillo.

CIÊNCIA DOS ALIMENTOS

“DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE ÁCIDOS ORGÂNICOS PRODUZIDOS UTILIZANDO POLPA DE CAFÉ E FARINHA DE MARACUJÁ”, mestranda Maysa Costa Alves; orientador: professor José Carlos Pimenta

“PLATAFORMA DIGITAL PARA AVALIAÇÃO FÍSICA DE CAFÉS (Coffea arábica L.) DE DIFERENTES COLORAÇÕES”, da mestranda Emanuelle Morais de Oliveira; orientadora: professora Rosemary Gualberto Fonseca Alvarenga Pereira

ADMINISTRAÇÃO

“ANÁLISE DE COMPETITIVIDADE ENTRE BRASIL E COLÔMBIA NO MERCADO DE CAFÉ ARÁBICA”, do mestrando Guilherme Lara Alvarenga; orientador: professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior.

“DRAWBACK DE CAFÉ ROBUSTA: SOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS DE COMPETITIVIDADE ENFRENTADOS PELA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE CAFÉ SOLÚVEL?”, de Júlio de Oliveira Barbareso; orientador: professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior.

“CAFEICULTURA BRASILEIRA: UM CENÁRIO DE 2013 E AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS PARA 2020”, do mestrando Fernando Rezende Silva Neves Rati; orientador: professor Cléber Carvalho de Castro.

FISIOLOGIA VEGETAL

“AVALIAÇÕES ULTRAESTRUTURAIS E FISIOLÓGICAS DE PEDÚNCULOS E FRUTOS DE CAFÉ COM DIFERENTES FORÇAS DE DESPRENDIMENTO DO RAMO”, da doutoranda Isabel Rodrigues Brandão; orientador: professor José Donizeti Alves.

 Marina Botelho – bolsista Rede Café/Consórcio Pesquisa Café.