Revista da Abic divulga entrevista com professor da UFLA

jornal-cafe-entrevista-prof-gonzagaA edição 189 da revista Jornal do Café, publicação da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) em dezembro, destacou o trabalho realizado na UFLA pelo professor e assessor de Inovação e Empreendedorismo da Universidade, Luiz Gonzaga de Castro Júnior. A revista dedicou cinco páginas à entrevista intitulada “Estratégias para o agronegócio café no Brasil” e deu ênfase para o trabalho realizado pelo professor no Bureau de Inteligência Competitiva do Café.

Na entrevista, o professor Luiz Gonzaga explica a importância do trabalho realizado pelo Bureau, que é gerar informações que permitam a maior competitividade estratégica da cadeia produtiva do café. Ele também enfatizou que existe muita informação relacionada ao café circulando pelo mundo, mas grande parte desse conteúdo não chega até os cafeicultores – daí a importância do Bureau.

A equipe do professor seleciona e analisa as informações encontradas na internet, normalmente em inglês, e as publica mensalmente no Relatório Internacional de Tendências do Café que por ser acessado gratuitamente no site do Bureau (www.icafebr.com). A seleção é feita seguindo critérios como relevância e a construção de novos conhecimentos.

De acordo com o docente, a UFLA é uma das melhores instituições de ensino do País e isso influencia diretamente no sucesso do Bureau: “Nossa equipe de analistas é formada por pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação que utilizam o conhecimento recebido na instituição para realizar as análises”, ressalta o professor. “Os graduandos podem participar dos projetos de teses e dissertações no âmbito do Bureau para desenvolver um pensamento mais crítico e vislumbrar possibilidades de inserção em pós-graduação”, acrescentou.

Na entrevista, o professor Luiz Gonzaga apresenta todo o trabalho realizado pelo Bureau, fala de sua criação e importância diante do mercado, aponta apoiadores e em vários momentos deixa clara a importância do apoio da Universidade: “todo o trabalho do bureau não seria possível sem o apoio da UFLA, que é fundadora do Consórcio Pesquisa Café. Além do espaço físico, a Universidade conta com excelentes profissionais da área de cafeicultura que podem nos ajudar com questões técnicas e feedbacks das nossas análises, de modo que elas possam sempre melhorar”, mencionou o professor.

Amanda Castro – Jornalista / Assessoria de Inovação e Empreendedorismo/UFLA