UFLA promove campanha no Dia Mundial de Combate à Aids

dia-luta-aidsComo 1º de dezembro é o Dia Mundial de Combate à Aids, a Coordenadoria de Saúde da Praec/UFLA promoverá, na Universidade, várias atividades de conscientização e prevenção. Na Cantina Central, servidores da área da saúde fornecerão instruções médicas, irão expor banners sobre doenças sexualmente transmissíveis e distribuirão folhetos informativos e preservativos. A campanha irá das 8 às 20 horas. As informações passadas pela Coordenadoria de Saúde são relativas às formas de contágio, diagnóstico, prevenção e direitos do portador do vírus HIV.

Aids é a sigla, em inglês, para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Somente quem tem HIV pode desenvolver a doença, caracterizada pelo enfraquecimento do sistema de defesa do organismo e aparecimento de doenças oportunistas.

A pessoa que tem HIV não tem, necessariamente, Aids. Do momento de infecção pelo vírus HIV até o aparecimento dos primeiros sintomas da Aids, pode levar vários anos. Esse período depende, principalmente, do estado de saúde da pessoa. Como o vírus prejudica o sistema imunológico progressivamente, a descoberta precoce evita que o HIV se multiplique, contribuindo para um tratamento mais eficaz.

O teste HIV é gratuito e pode ser feito de forma anônima. Mais informações podem ser obtidas nas Unidades Básicas de Saúde.