Revolução Energética é o documentário desta sexta (28/11) do Cinema com Ciência

cena-revolucao-energetica
Cena do documentário Revolução Energética

Nesta sexta feira (28/12), o “Cinema com Ciência” exibe o documentário “Revolução Energética”, do Discovery Channel. A atividade faz parte o projeto A Magia da Física e do Universo em tem início às 16h, no Museu de História Natural (MHN), câmpus histórico da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Toda a comunidade é convidada a comparecer e participar, com entrada franca.

Após a exibição do filme, haverá análise do material e debate sobre o tema. O “Cinema com Ciência” é realizado às sextas-feiras letivas. Os professores do Departamento de Física (DFI) José Alberto Casto Nogales Vera e Karen Luz Burgoa Rosso são os coordenadores do projeto, que tem o apoio do MHN, do DFI e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além das pró-reitorias de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), de Extensão e Cultura (Proec), de Pesquisa (PRP), de Graduação (PRG) e do Programa de Pós-Graduaçãoem Física.

Sinopse

Partindo de uma plataforma de petróleo offshore no Golfo do México, o documentário explora a abundância de combustíveis e energia do planeta e em todos os aspectos da vida na Terra. O vento, a água, o sol, os vulcões e os furacões, assim como as pequenas células e as árvores mais altas são recursos de geração de energia natural dos quais a Terra dispõe. A forma inadequada pela qual a humanidade vem utilizando a energia da natureza aparece nas questões levantadas na obra. Perguntas que norteiam esse roteiro são: “O que os seres humanos podem aprender do mundo natural? e “O que irá ajudar a revolução  da energia?”