Fapemig em novo endereço: sede passa a integrar a Cidade da Ciência e do Conhecimento

sede-fapemigA partir de segunda-feira (24), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) começará a atender em novo endereço: Av. José Cândido da Silveira, nº 1.500, Bairro Horto, na região Leste de Belo Horizonte. A nova sede, construída no local, se destaca pelo projeto moderno e ambientalmente eficiente.

De acordo com o presidente da Fundação, professor Mario Neto Borges, a nova estrutura veio para se adequar à atual realidade da Fapemig. As atividades desenvolvidas pela Fundação cresceram muito devido, principalmente, ao repasse regular de seu orçamento.  Outro fator que contribuiu para a expansão da agência foi a aprovação da Lei de Inovação, que abriu portas para que a Fapemig atuasse também no estímulo à inovação no setor empresarial e com entidades internacionais, facilitando o intercâmbio e a realização de projetos em conjunto com grupos estrangeiros”.

Em função da mudança, todo o sistema da Fapemig será desligado nesta sexta-feira (21), a partir das 14 horas. Com isso, não será possível acessar a plataforma Everest, para submissão e acompanhamento de projetos, ou o portal da Fundação. As mensagens enviadas por e-mail também ficarão em espera. O funcionamento voltará ao normal a partir da segunda-feira (24). Vale lembrar que todos os números de telefone permanecerão os mesmos.

“A mudança foi planejada para interferir o menos possível nas atividades normais da Fapemig. Haverá essa parada na tarde da sexta-feira, mas tudo voltará ao normal na segunda pela manhã, não havendo prejuízo para os pesquisadores mineiros”, diz o presidente.

Moderno e eficiente

A nova sede da Fapemig ocupa uma área de 10 mil metros quadrados e ganha destaque por sua arquitetura inteligente, combinando sustentabilidade e praticidade. Concebido para oferecer máximo conforto com gasto mínimo de energia, a unidade conta com quatro prédios administrativos e um centro de convenções com capacidade para 1200 visitantes. Dispositivos de alta tecnologia “dão vida” ao prédio, que contará com controle automático de luminosidade, temperatura e com uma planta de energia fotovoltaica que irá gerar energia. “A nova sede, com suas instalações que utilizam as mais modernas e avançadas tecnologias de edificação, irá se tornar a casa da ciência mineira”, fala Mario Neto Borges.

Os recursos investidos na obra são originários de imóveis que a Fapemig herdou de governos passados e cuja venda foi autorizada pelo Conselho Curador da Fundação e pela Assembleia Legislativa de Minas, por meio da Lei nº 19.243/10. Dessa forma, as atividades fim da agência não foram prejudicadas. Para o presidente, a construção da nova sede é um marco na história da Fundação que, em 2016, completará 30 anos. “A nova sede, assim como a recente aprovação de seu estatuto, fortalece a Fapemig e garante a continuidade de um trabalho que, no fim, beneficia toda a sociedade”, destaca.

Cidade da Ciência

A nova sede da Fapemig faz parte do projeto batizado como Cidade da Ciência e do Conhecimento. Esse é um complexo urbano moderno dedicado a promover a convergência e a convivência de instituições diversas ligadas à CT&I. A região, abrange os bairros Cidade Nova e Horto, já conta com as sedes do Senai/ Cetec, do Centro de Formação e Experimentação Digital (Plug Minas), do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig); o Museu e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e a incubadora de empresas Habitat, da Fundação Biominas. Futuramente, a região também abrigará a nova sede da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), onde serão instaladas, entre outros, a Escola de Música.

Informações: Assessoria de Comunicação Social / Fapemig

Telefones: (31)3280-2106 / 2105 / 2230/ acs@fapemig.br