UFLA participa do Programa Embaixadores Universitários da França

Diretor de Relações Internacionais da UFLA com os representantes da Embaixada e Consulado da França no Brasil
Diretor de Relações Internacionais da UFLA, professor antônio Chalfun,  com os representantes da Embaixada e Consulado da França no Brasil

O diretor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Lavras (DRI/UFLA), professor Antônio Chalfun Júnior, participou nessa segunda-feira (17/11), em Belo Horizonte, do lançamento oficial do Programa Embaixadores Universitários da França. O programa é desenvolvido pela Embaixada da França, por meio do Serviço de Cooperação e de Ação Cultural, e pelo consulado francês.

O evento foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), com a presença do embaixador da França no Brasil, Dennis Pietton; do cônsul honorário Manuel Bernardes e do conselheiro de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França, Jean-Paul Rebaud.

Trata-se de uma parceria com a Rede Uniminas – consórcio que reúne 11 universidades federais (entre elas a UFLA), duas universidades estaduais, o Cefet e a PUC Minas – além do Campus France – agência oficial de informação e orientação sobre estudos na França. Vale ressaltar que Minas Gerais é o segundo estado brasileiro com maior número de estudantes em intercâmbio acadêmico na França.

O objetivo do Programa Embaixadores Universitários é estreitar as relações entre Brasil e França, divulgar a cultura francesa e promover novas formas de cooperação acadêmica. O Programa utiliza como estratégia de divulgação a seleção de estudantes bolsistas para serem embaixadores da cooperação entre universidades mineiras e universidades francesas.

Professor Chalfun recebe o certificado em nome da embaixadora da França na UFLA,  a estudante Adélia  Dargere
Professor Chalfun recebe o certificado em nome da embaixadora da França na UFLA, a estudante Adélia Dargere

Na UFLA, a embaixadora selecionada é Adélia Ferreira Dargere, do curso de graduação em Medicina Veterinária. Ela atua no programa desde outubro de 2014, na Diretoria de Relações Internacionais.

Para Antônio Chalfun, representante da DRI/UFLA, o Programa de Embaixadores deverá alavancar os acordos de cooperação e as ações de mobilidade estudantil entre a UFLA e as instituições francesas. As possibilidades são ainda mais relevantes quando se leva em consideração que as áreas estratégicas de convênios são justamente aquelas voltadas para estudantes de Agronomia, Veterinária, Zootecnia e Engenharia de Alimentos, áreas em que a UFLA tem reconhecida excelência.

Durante o evento oficial de lançamento, a presidente do Programa de Embaixadores, Rita Louback, destacou significativo desenvolvimento da cooperação entre instituições brasileiras e francesas desde o surgimento da Rede Uniminas, criada justamente para ampliar as ações de internacionalização das universidades parceiras.

De acordo com o conselheiro de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França, Jean-Paul Rebaud, os estudantes brasileiros que ingressam em universidades francesas tem demonstrado excelente desempenho nas relações humanas, culturais e acadêmicas. Ele destacou que o Programa está articulando, por meio da Embaixada da França, a contratação de 20 assistentes de língua francesa, entre mestrandos e doutorandos nativos, para auxiliar os universitários brasileiros no aprendizado do idioma.