Novo site traz orientações para organização de eventos na UFLA e facilita acesso a serviços

site-cerimonialEm 2013 foram 1.259 eventos realizados na Universidade Federal de Lavras (UFLA), segundo registros da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). Neste ano, o número já passa de 1.300. Para dar suporte à organização dessas atividades na Universidade, a Coordenadoria de Cerimonial lança um site que reúne informações importantes para quem está à frente da promoção de simpósios, congressos, workshops, ciclos de palestras, feiras, entre outros. A iniciativa justifica-se pela relevância dessa quantidade de eventos, que beneficiam ensino, pesquisa e extensão, integrando a comunidade acadêmica e impulsionando a difusão do conhecimento.

No endereço http://www.cerimonial.ufla.br/, que já está no ar, é possível, por exemplo, conhecer os espaços da UFLA utilizados para realização de eventos, visualizar fotos das instalações, obter informações sobre recursos disponíveis no local e sobre as formas de agendamento. O conteúdo traz orientações para divulgação dos eventos e para resolução de detalhes indispensáveis ao bom andamento das atividades, como a utilização de equipamentos de som, a disponibilização de internet, além de questões relativas a transporte, alimentação, limpeza e certificados. Manuais com a ordem de precedência a ser seguida nas cerimônias, e com outras normas de cerimonial, também estão disponíveis.

Os departamentos, as empresas juniores, os núcleos de estudos, os programas de educação tutorial e outros setores da UFLA que assumem a tarefa de promover eventos encontrarão no novo site a relação de todas as situações em que a Coordenadoria de Cerimonial deve atuar diretamente. Também poderão utilizar o espaço para solicitar serviços como a reserva de empenas e faixas, o registro de eventos na Proec, a presença do cerimonial oficial, o empréstimo de materiais e a divulgação de notas de falecimento.

Na nova ferramenta de comunicação há espaço, ainda, para a memória institucional. O site traz os registros dos títulos honoríficos concedidos pela UFLA, de eventos institucionais que marcam comemorações de relevo e a relação de ex-dirigentes da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) e da UFLA.

A Coordenadoria de Cerimonial

Órgão de apoio e assessoramento do Gabinete da Reitoria, a Coordenadoria de Cerimonial tem por objetivo o planejamento e a organização de cerimônias a serem realizadas na UFLA. Mesmo para eventos que dispensam a presença do cerimonial oficial, a equipe está à disposição para auxiliar os organizadores e orientá-los quanto a normas e procedimentos.

A equipe de trabalho é formada pela coordenadora de Cerimonial, Pauline Freire Pimenta; pelo mestre de cerimônias, Sandro Freire de Araújo e pelas bolsistas Camila Assis e Thays Araújo. É possível entrar em contato com eles por este link ou pelo ramal 1861.