Projeto desenvolvido pela Preserva Jr. está em implantação em Carvalhópolis

Membros da Preserva Jr. em Carvalhópolis, durante desenvolvimento do projeto.
Membros da Preserva Jr. em Carvalhópolis, durante desenvolvimento do projeto.

A Preserva Jr., empresa júnior ligada ao curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Lavras (UFLA), desenvolveu o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) para o município de Carvalhópolis, localizado a cerca de 150 Km de Lavras. Primeiro projeto executado pela Preserva Jr, o Plano envolveu a participação de 25 membros, sob a coordenação da gerente Raquel Maria de Souza. Atualmente, o projeto está em fase de implantação pela Prefeitura daquela cidade.

De acordo com a responsável pelo Setor de Meio Ambiente da prefeitura de Carvalhópolis, Vanessa Ribeiro Silva Costa, desde junho, quando o Plano foi entregue pela empresa júnior ao município, ações têm sido implementadas, principalmente no que se refere à educação ambiental e à coleta seletiva do lixo na zona rural. “O município também encerrou o aterro controlado municipal”, relata Vanessa. Ela cita, ainda, várias outras medidas já programadas para este fim de ano e o primeiro semestre de 2015, garantindo que as mudanças estão ocorrendo em Carvalhópolis na área de gestão de resíduos. Para ela, a população tem reconhecido a importância do projeto. “Estamos alcançando resultados, porém ainda há muito a ser feito”, analisa.

Histórico do trabalho

Em fevereiro de 2013, durante reunião realizada na UFLA com a presença de prefeitos e secretários da região, a Preserva Jr. apresentou seus serviços por meio do Núcleo de Empresas Juniores da UFLA (Nejufla). O município de Carvalhópolis, diante da Lei 12.305/2010, que exige de todos os municípios a elaboração e implantação de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos, contratou a Preserva Jr. para desenvolver o trabalho.

Em outubro de 2013, a equipe iniciou as atividades, que passaram por etapas como: trabalhos de campo envolvendo gravimetrias, levantamento por meio de questionários junto à população, a fim de questioná-la sobre temas relacionados a resíduos sólidos e conscientizá-la, reuniões entre a equipe e a prefeitura, além de outras pesquisas, tudo com o objetivo de coletar dados para a construção do PMGIRS para o município.

Após o desenvolvimento do projeto, ele foi levado à audiência pública no dia 27 de fevereiro de 2014 em Carvalhópolis, tendo sido apresentado carvalhopolis-preserva2à população e ao governo da cidade. Após obter a opinião de todos, a Preserva Jr. trabalhou para a conclusão dos trabalhos, que ocorreu em abril de 2014. Em junho, o documento foi entregue oficialmente ao prefeito Gilson Ferreira de Moraes e à servidora Vanessa Ribeiro Silva Costa.

Com informações de Rafaela Fernandes Silva, bolsista Ascom/ DEG.