Congressos tradicionais da UFLA têm início com palestra sobre a universidade brasileira e a inovação tecnológica

evaldo-vilela
Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, professor Evaldo Ferreira Vilela, profere palestra de abertura

Tiveram início nesta segunda-feira (27/10) os congressos tradicionais da Universidade Federal de Lavras (UFLA): XXVII Congresso de Iniciação Científica (Ciufla), XXIII Congresso da Pós-Graduação e IX Congresso de Extensão (Conex), como o tema “A Universidade Brasileira e a Inovação Tecnológica”. Os eventos seguem até a próxima sexta-feira (31/10), no Salão de Convenções da Universidade.

Durante toda a semana, os congressos terão sessões de apresentações no Salão de Convenções: serão 1550 trabalhos apresentados no Ciufla (12 sessões), 426 trabalhos no Congresso da Pós-Graduação e 339 trabalhos apresentados no Conex.

Desafios da Inovação

A palestra de abertura foi proferida pelo diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), professor Evaldo Ferreira Vilela. Com experiência destacada na temática inovação, sua apresentação enfatizou os desafios da universidade brasileira em um mundo em rápida transformação. Em sua fala, reforça o novo papel das universidades, que deveriam se pautar na defesa da ciência para o desenvolvimento do País, em contraponto à publicação de artigos científicos e formação de profissionais para o mercado.

Congressos registram grande participação de estudantes

“Os estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado representam a esperança de um país melhor”, considerou. Em sua fala, o professor Evaldo Vilela também reforçou a importância da extensão, que aproxima a ciência da sociedade. O ciclo defendido por ele origina na pesquisa, para geração de conhecimento, que por sua vez deve ser transformado em produtos e soluções para garantir o bem–estar da sociedade.

Ressaltou ainda a relação Tríplice Hélice (universidade-empresas-governo), como elo fundamental para a criação de um ambiente profícuo de inovação. Incentivou a formação de redes, o incentivo ao empreendedorismo e a comunicação entre os diferentes segmentos da sociedade. “As pessoas devem ser estimuladas a acreditar mais em ciência, tecnologia e inovação como fundamentais para o desenvolvimento”, considerou.

Reitor da UFLA, professor Scolforo, ressalta oportunidades aos estudantes

Abertura dos trabalhos

A abertura oficial dos congressos foi realizada pelo reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, que destacou o papel da Universidade e o permanente desafio de transformar o conhecimento em produtos, tecnologias e soluções para aumentar a qualidade de vida das pessoas. Ele citou os avanços já conquistados pela UFLA, em especial com relação à política de assistência estudantil, que favorece a permanência do estudante na Universidade, com forte motivação para que ele cresça como estudante, como profissional ético e cidadão de valor.

Entre as ações destacadas pelo reitor, o Programa Institucional de Bolsas (PIB-UFLA), que concede aos estudantes 1450 bolsas institucionais em diferentes projetos, no valor aproximado de 5,6 milhões de reais (recursos do Orçamento Próprio); além de mais de 2.200 bolsas de Iniciação Científica, Extensão, Bic-Júnior, Docência, Mestrado e Doutorado ligadas aos órgãos oficiais de fomento (Fapemig, CNPq e Capes).

Dirigindo-se aos estudantes, o reitor destacou que fazem parte de uma geração privilegiada, com diversas oportunidades para uma formação diferenciada. Citou que a UFLA mantém projetos que podem impulsioná-los para um destacado patamar profissional, tanto na carreira científica e tecnológica, como para a inovação e o empreendedorismo.

Congressos tradicionais reforçam o potencial da Universidade

A cerimônia de abertura contou com a presença do pró-reitor de Extensão e Cultura, prof. José Roberto Pereira; pró-reitor de Pós-Graduação, prof. Alcides Moino Júnior; pró-reitor adjunto de Pesquisa e coordenador dos Programas de Iniciação Científica da UFLA, prof. João José Marques; a pró-reitora de Graduação, professora Soraya Alvarenga Botelho; diretor-executivo das fundações Fundecc/Faepe, prof. Rilke Tadeu Fonseca de Freitas e do coordenador- geral da Associação dos Pós-Graduandos da UFLA, Iberê Martí Moreira da Silva.

Durante os pronunciamentos foram destacados alguns pontos em comum: o desafio de criar um ambiente de inovação na universidade, a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão e o potencial da UFLA diante de um expressivo número de estudantes envolvidos em projetos.

Programação segue durante toda a semana

Congressos registram grande participação de estudantes

A programação dos três congressos simultâneos prevê a realização de mesas-redondas, grupos de discussão, minicursos, sessões de pôsteres e apresentações orais de trabalhos. Discentes de graduação e de pós-graduação terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos de extensão e de pesquisa e também conhecerão os demais trabalhos realizados em outras linhas de pesquisa da UFLA e de outras instituições.

O Congresso promoverá um espaço para discussão do papel estratégico da universidade no desenvolvimento do País e da contribuição de estudantes, pesquisadores e extensionistas na inovação tecnológica. Pretende-se refletir sobre a conjuntura mundial da inovação e da transferência tecnológica, as perspectivas, os desafios e as oportunidades desse tema, bem como as variáveis relacionadas à legislação, políticas públicas, investimento público e privado, experiências consolidadas em parques tecnológicos, dentre outras, que potencializam e/ou inibem o avanço tecnológico do Brasil. Pretende-se, ainda, trazer ao debate experiências e soluções que possibilitem ampliar as ações locais para o progresso da ciência brasileira no cenário internacional e que resultem em inovações para a sociedade.

Consulte:

Outras informações: www.ufla.br/congressos