Ciência sem Fronteiras: DRI realizou reunião com estudantes depois da homologação das inscrições

corpopO momento é de expectativas para os estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) que tiveram a inscrição homologada, em primeira etapa, para participação no programa Ciência sem Fronteiras (CSF). Eles aguardam a seleção final, que será feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  (CNPq). Para iniciar o repasse de informações e dar suporte aos estudantes, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) promoveu nesta quinta-feira (23/10) uma reunião com o grupo no Anfiteatro Professor Magno Antônio Patto Ramalho, Departamento de Biologia (DBI).

A estudante do curso de Engenharia Agrícola Lis Tavares Ordone Lemos compareceu ao encontro e aprovou a iniciativa. “Ficamos muito preocupados com as providências que temos de tomar. Agora, estamos vendo que teremos o apoio da equipe da DRI”, avaliou. Ao todo, foram 315 inscrições na UFLA para esta etapa do programa, e 267 delas foram homologadas (confira na página da DRI).

Durante a reunião, a coordenadora do CSF na UFLA, professora Ana Carolina Maioli Campos Barbosa, e a assistente em administração da DRI Noelly Alves Lopes, deram orientações aos estudantes relacionadas a documentações e procedimentos. As principais recomendações aos alunos foram as seguintes:

– Importância de já providenciarem a emissão do passaporte, antes mesmo da seleção final;

– Necessidade de procurarem professores ou coordenadores de curso caso, ao imprimirem o histórico oficial traduzido pelo SIG, verificarem erros ou falta de tradução. É necessário que todos os professores postem no Sistema os nomes de suas disciplinas em inglês.

– Importância de se dirigirem à embaixada ou ao consulado brasileiro mais próximo do local onde forem morar no exterior, para se cadastrarem;

– Necessidade de efetuarem matrícula na disciplina Atividade Acadêmica Internacional e acompanharem os prazos do calendário da UFLA para rematrículas;

– Possibilidade de a DRI entrar em contato com instituições estrangeiras, para reforçar desejo do estudante em ser direcionado a uma delas. Essa medida, no entanto, é válida apenas para instituições com as quais a UFLA já mantém acordos. Os estudantes receberam relação com essas universidades e, caso desejem que a DRI faça o contato, devem enviar e-mail para dri@dri.ufla.br até 30/10, indicando nome completo, curso, instituição de interesse e área de inscrição.

A professora explicou também que à medida que houver avanço do processo de seleção, as próprias instituições estrangeiras podem apresentar a demanda de outros documentos necessários. Antes da partida dos selecionados, a intenção a DRI é promover outra reunião, destinada a prepará-los para atuar como embaixadores da UFLA no exterior.

De acordo com a página oficial do CSF, 650 estudantes da UFLA já participaram ou participam atualmente do Programa.