Inscrições abertas para Pós-Graduação em Engenharia de Biomateriais e Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas

pos-graduacao-249x164A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras (PRPG/UFLA) torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo 2015/1 de dois Programas de Pós-Graduação stricto sensu (PPGSS) da UFLA: ‘Engenharia de Biomateriais’ e em ‘Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas’. O Edital conjunto está disponível no site da PRPG.

Para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Biomateriais serão ofertadas 10 vagas para o Mestrado e seis (6) vagas para o Doutorado. As vagas serão divididas em duas linhas de pesquisa “Compósitos e nanocompósitos lignocelulósicos” e “Produtos e nanoprodutos alimentícios”.

Para o Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas serão ofertadas seis (6) vagas para o Mestrado e seis (6) vagas para o Doutorado, divididas em duas linhas de pesquisa: “Engenharia e Manejo de Irrigação e Drenagem” e “Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental”.

As inscrições para o processo seletivo deverão ser realizadas, via internet, no site http://www.prpg.ufla.br, até às 18 horas do dia 22 de outubro de 2014.

A taxa de R$ 80,00 (oitenta reais) deverá ser recolhida ao Banco do Brasil S/A, por meio de GRU (Guia de Recolhimento da União), disponível no site  https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp (orientações para o preenchimento no Edital). A isenção dessa taxa deverá ser solicitada no ato da inscrição, no site http://www.prpg.ufla.br, conforme regras previstas no Edital, até às 18 (dezoito) horas do dia 13/10/2014. As inscrições homologadas estarão disponíveis nas páginas dos programas a partir das 18 horas do dia 10 de novembro de 2014.

As cópias impressas do formulário de inscrição “on-line” e dos documentos exigidos no Edital deverão ser entregues ou encaminhadas à respectiva secretaria do Programa de Pós-Graduação ao qual o candidato está se inscrevendo, dentro do período estipulado para a inscrição. O comprovante de recolhimento da taxa de inscrição deverá ser o original.

O processo de seleção será realizado pelo Colegiado do Programa ou por Comissões de Docentes designadas pelo Colegiado, seguindo o calendário estabelecido e previamente divulgado em sua página da internet. Ao longo do processo de seleção, todos os documentos estarão disponíveis no site de cada Programa, proporcionando ampla visibilidade e transparência dos procedimentos.

Acesse o Edital

 

Engenharia de Biomateriais

biomateriais

Esta será a segunda turma selecionada para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Biomateriais, que teve início no segundo semestre de 2014, com conceito 5 na Capes e o diferencial de ser inédito no País. O Programa está vinculado ao Departamento de Ciências Florestais (DCF) e ao Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA), com o objetivo de promover pesquisas para o desenvolvimento da ciência na produção de novos materiais, com enfoque naqueles cuja matéria-prima seja fibras vegetais e resíduos da cadeia produtiva do agronegócio.

Duas linhas de pesquisa serão contempladas: “Compósitos e Nanocompositos Lignocelulósicos” e “Produtos e Nanoprodutos Alimentícios”. A primeira compreende estudos de materiais originados de nanofibras celulósicas e a base de resíduos agrícolas, fornecendo subsídios para a geração de novos materiais e produtos; a segunda é voltada para produtos na área de ciência dos alimentos, a partir de estudos envolvendo nanopartículas. Corpos de dimensões reduzidas, as nanopartículas têm aplicação tanto em produtos alimentícios quanto em embalagens.

http://www.prpg.ufla.br/biomateriais/

 

Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas

recursos-hidricos

O Programa de Pós-graduação em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas (PPGRH) teve início em 2010, após desmembrar-se do Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola da UFLA, iniciado em 1990 com a criação do mestrado e, em 2002, com o doutorado em Irrigação e Drenagem.  O desmembramento justificou-se para que houvesse melhor foco em Recursos Hídricos.

O programa busca a abordagem da água de forma integrada com os diferentes sistemas produtivos agrícolas e do meio ambiente, para contribuir com o desenvolvimento técnico e científico e a efetiva formação de recursos humanos, tanto em nível de mestrado quanto de doutorado, para atuar nas áreas de engenharia e manejo de irrigação, drenagem, hidrologia, manejo de bacias hidrográficas, conservação do solo e da água, exploração e conservação de água subterrânea, avaliação dos riscos de contaminação de solo e água, gestão dos recursos hídricos, tratamento de águas residuárias e qualidade de água para uso agrícola.

http://www.prpg.ufla.br/recursoshidricos/