Programa de Internacionalização da UFLA terá lançamento nesta quinta-feira (2/10)

INTERNACIONALIZACAO2Nesta quinta-feira (2/10), o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, fará o lançamento oficial do Programa de Internacionalização, em cerimônia no Salão de Convenções, às 8 horas. O programa propõe um conjunto de políticas, ações e metas que permitirão à UFLA elevar seu grau de internacionalização, bem como desenvolver novos processos de mensuração e acompanhamento do capital intelectual da instituição.

O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica, contando com a participação de representantes de todos os segmentos: docentes, estudantes e técnicos administrativos. Além da apresentação do reitor, haverá a apresentação das ações de internacionalização de programas de Pós-Graduação (categoria 6 e 7 na Capes).

Para mostrar a UFLA ao mundo

O Programa de Internacionalização reúne ações isoladas em desenvolvimento na Instituição e traça metas para os próximos 15 anos, visando a aumentar a competitividade acadêmica em diferentes eixos (ambiente educacional bilíngue; produção científica e tecnológica internacionalizada; visibilidade internacional e cooperação internacional).

O objetivo central é inserir a Universidade nos principais rankings de excelência internacional, reforçando os projetos de amplo alcance e contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico, do ensino e da extensão universitária.

Nos últimos anos, o número de convênios e acordos de cooperação e intercâmbios acadêmico-científicos internacionais tem crescido. Desde que o processo de internacionalização tornou-se prioritário para a Instituição, foram aportados recursos e incentivada as atividades de capacitação docente, mobilidade estudantil, proficiência na Língua Inglesa, atração de pesquisadores visitantes, participação em projetos e participação em eventos internacionais.

Para o reitor, a internacionalização da UFLA é um ponto vital e imediato que figura fortemente no planejamento da instituição. “A realização de ações de internacionalização na instituição refletirá diretamente na melhoria do ensino, da pesquisa, da inovação, da extensão e da visibilidade da Instituição perante o público nacional e internacional”, considera.

Recepção de Estudantes Estrangeiros

Na parte da tarde, com início às 15 horas, haverá a primeira cerimônia de Recepção dos Estudantes Estrangeiros, no salão dos Conselhos, Prédio Reitoria, com uma palestra informativa. Durante o evento, organizado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), os estudantes receberão o Guia do Estudante e Pesquisador Estrangeiro (Student and Researcher’s Guide) e a carteira do seguro acidente. Ao final da apresentação, os estudantes farão um passeio pelo câmpus.