Corrida TVU 15 anos: o domingo (28/9) no câmpus histórico da UFLA foi de integração – veja fotos

abertura-corridaAlguns estavam concentrados no aquecimento, outros envolveram-se em conversas descontraídas, e há aqueles que fizeram questão de posar para as fotos: foi assim, num clima de interação e mobilização, que cerca de 150 pessoas se reuniram nesse domingo (28/9) no câmpus histórico da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O objetivo de todos era praticar exercício físico e comemorar os 15 anos da TV Universitária. A Corrida de Rua TVU 15 anos – Copyuai fez parte do Circuito Vale Verde de Corridas.

Não apenas a população de Lavras compareceu para prestigiar, como também participantes de Perdões, Nepomuceno, Três Pontas, Juiz de Fora e de outros locais da região. Como relatou a diretora da TVU, Suzem Kellen Assis, a função social da emissora foi determinante corpopara a escolha da corrida de rua como parte da programação de comemoração. “É um evento que, além de comemorativo, promove o esporte e a integração entre as pessoas – é exatamente isso que estamos vendo aqui hoje.”

O primeiro a cruzar a linha de chegada foi Elder Carvalho, de Nepumeceno. Ele completou o trajeto de 7,2 Km em apenas 25 minutos e 5 segundos. “O percurso desta corrida me surpreendeu, com trechos bem difíceis – o que é bom para nós, que procuramos sempre a superação”, comentou. Elder corre há três anos e já perdeu a conta do número de pódios em que já subiu. “Acho que aqui em Lavras já venci umas oito corridas”. Ao todo, 122 pessoas participaram da prova, seja correndo, seja caminhando.

Mas o evento não foi importante apenas para quem chegou ao pódio. O estudante de Educação Física da UFLA Lucas Donizette, que já não corria há um ano, por causa de uma lesão, retornou à atividade justamente com a corrida promovida pela TVU. “A intenção hoje é só participar, completar a prova”, ressaltou ele.corpo3

Já para a estudante de Perdões Maria Elisa de Rezende Bastos, de 12 anos, a corrida da TVU foi uma oportunidade para começar a fortalecer seu vínculo com essa modalidade esportiva. Ela já jogava futebol, mas sua primeira corrida foi recente: no dia 7/9, em Perdões. “Com o esporte, sei que minha saúde será diferente, será melhor”, diz ela.

Para o assessor de Relações Interinstitucionais da Reitoria da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, que participou da caminhada, a realização da corrida é uma forma de integrar a comunidade universitária com toda a comunidade de Lavras.

O prefeito da cidade, professor Silas Costa Pereira, também esteve no local e apoiou a realização do evento. “É uma forma adequada de incentivar o esporte e fazer com que Lavras resgate sua história de celeiro de atletas, muito influenciada pelo Instituto Gammon”. Ele também falou sobre o papel da TVU em Lavras: “A emissora já faz parte do acervo cultural da cidade e faz seu trabalho com muita competência”, avaliou.

Resultados

Os três primeiros colocados na categoria geral/masculino foram Elder Wander de Carvalho, Fábio Gomes e Edmilson de Jesus Saturnino. Já na geral/feminino, estiveram no pódio Moema Lemos, Priscila Ornelas e Letícia do Carmo Paula.

Próximos eventos de comemoração pelos 15 anos

Terá início em outubro a Copa de Futsal TVU 15 anos. A competição reunirá atletas de Lavras e região. Também em outubro, no dia 19, ocorrerá a Rua de Lazer TVU 15 anos – um evento promovido em parceria com o Sesc, que promete diversão para as crianças e momentos de descontração para a família. O Concurso de Redação TVU 15 anos é outra etapa das comemorações. Informações mais detalhadas serão divulgadas antes de cada evento.

Galeria de fotos – Ana Eliza Alvim

Galeria de fotos – Leonardo Assad