FertBio premia estudo da UFLA – Evento organizado pela UFLA e UFV supera expectativas

GEDSC DIGITAL CAMERAA FertBio 2014, realizada em Araxá de 15 a 19 de setembro, premiou, na categoria Associações Micorrízicas, o trabalho intitulado “Fungos micorrízicos arbusculares na absorção de micronutrientes em soja nos solos do Cerrado”, de autoria de Laíze Aparecida Ferreira Vilela, Marisângela Viana Barbosa (discentes de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da UFLA) e do professor Marco Aurélio Carbone Carneiro (DCS/UFLA).

O estudo evidenciou a importante atuação dos fungos micorrízicos arbusculares no aumento da absorção de Cu, Mn, Fe e Zn pela soja, contribuindo assim para melhor nutrição mineral das plantas, além do aumento na produção e qualidade de grãos em solos de Cerrado.

O evento foi uma promoção do Núcleo Regional Leste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NRL-SBCS) e contou com a organização da UFLA e Universidade Federal de Viçosa (UFV) e, pela primeira vez, teve duas presidentes: professora Fátima Maria de Souza Moreira (UFLA) e Maria Catarina Megumi Kasuya (UFV).

As presidentes do evento: professoras Fátima Moreira (UFLA) e Maria Catarina (UFV)
As presidentes do evento: professoras Fátima Moreira (UFLA) e Maria Catarina (UFV)

Novo formato agrada participantes

Com enfoque no tema “Fertilidade e Biologia do Solo: Integração e Tecnologias para Todos”, o evento reuniu cerca de 800 participantes, além de mais de 100 conferencistas, palestrantes, debatedores, moderadores e relatores das mesas-redondas. De acordo com a professora Fátima Moreira, o formato das apresentações e a diversidade do público presente foram diferenciais do evento, pois possibilitaram a reunião de diferentes abordagens e soluções em torno de temas prioritários.

Os debates contaram com a participação de pesquisadores, docentes e estudantes, além de produtores, empresários de vários setores ligados à agricultura e representantes do governo federal, estadual e municipal. Os conferencistas, palestras e mediadores foram escolhidos de modo a representar as principais universidades e instituições de pesquisa, de diferentes regiões brasileiras.

A FertBio 2014 reuniu quatro importantes eventos da Ciência do Solo: a XXXI Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, a XV Reunião Brasileira sobre Micorrizas, o XIII Simpósio Brasileiro de Microbiologia do Solo e a X Reunião Brasileira de Biologia do Solo.

Com informações de Deborah Palácio – Bolsista ASCOM/DCS
Comissão organizadora do evento: nível dos debates superou as expectativas
Comissão organizadora do evento: nível dos debates superou as expectativas (Foto: SBCS)