Fanfarra Alternativa da Escola Municipal José Luiz de Mesquita se apresenta na Cantina Central da UFLA

fanfarra-capa-UFLANa manhã dessa terça-feira (23), o projeto Caça-Talentos, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), teve uma apresentação especial: cerca de 100 crianças da Escola Municipal José Luiz de Mesquita, com a Fanfarra de Materiais Alternativos. A apresentação foi realizada na Cantina Central da Universidade e o som dos tambores contagiou o público presente.

‘A Fanfarra Alternativa’ é projeto socioambiental desenvolvido com crianças de 5 a 11 anos, de iniciativa do percursionista Diego Carvalho, que atua na escola como voluntário. Com o apoio da professora Priscila Azevedo, que participa do projeto, os resultados vão além das apresentações musicais.

Alunos da escola municipal apresentam os robôs do projeto de Robótica desenvolvido em parceria com a UFLA

À frente da ‘Fanfarra Alternativa’, dois robôs também chamaram a atenção tocando tambores. Os robôs foram criados por alunos da Escola Municipal Professor José Luiz de Mesquita que participam do projeto “Robótica Educacional para Inclusão Social – Reis”, desenvolvido em parceria com a UFLA. O projeto social tem a coordenação do professor Ricardo Rodrigues Magalhães, com a participação de estudantes de graduação do curso de Engenharia de Controle e Automação.

Exemplo de disciplina

Museóloga Patrícia Mendes apresenta exposição aos alunos

Durante a visita à UFLA, as crianças mostraram que além da habilidade com os instrumentos, elas têm recebido noções de disciplina e cidadania. Acompanhadas de professoras da escola, as crianças visitaram os museus da UFLA (Museu Bi-Moreira e Museu de História Natural) e também fizeram um passeio de ônibus por todo o câmpus.  Depois da apresentação na Cantina Central, as crianças almoçaram no Restaurante Universitário (RU).

entrega-materiais-criancas
Alunos recebem cartilha sobre reciclagem produzida pela equipe da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – Incubacoop

A apresentação contou com a presença do reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo; da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; da chefe de gabinete, professora Ana Carla Marques Pinheiro e do pró-reitor de Extensão e Cultura, professor José Roberto Pereira, que fez a apresentação do grupo.

Para o pró-reitor, o projeto é exemplar e digno de admiração pela comunidade acadêmica da UFLA. A ideia é trazer para dentro da Universidade talentos da comunidade de Lavras e região que ainda não foram revelados, cumprindo o papel da extensão universitária a serviço da transformação social. “O projeto Caça-Talentos oferece uma oportunidade de revelação e valorização”, considera, destacando que, no caso da ‘Fanfarra Alternativa’, o reconhecimento da Universidade já é capaz de impactar de forma positiva a autoestima das crianças, das famílias e da escola.

Veja a galeria de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.