Tese de doutorado produzida na UFLA pode contribuir com a cafeicultura de precisão

SNo Centro Tecnológico de Máquinas Agrícolas da Universidade Federal de Lavras (UFLA) pode ser encontrado o protótipo de uma máquina inédita, útil à cafeicultura de precisão. Ela é capaz de fazer a distribuição, simultaneamente, na lavoura, de dois produtos (fertilizantes e corretivos, por exemplo), aplicando-os a uma taxa variável, ou seja, distribuindo quantidades diferentes dos dois produtos, de acordo com a necessidade identificada em cada ponto do solo.

O equipamento foi desenvolvido durante pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. O autor da tese de doutorado que deu origem ao equipamento é Murilo Machado de Barros, que defendeu o trabalho em 19 de agosto. A orientação foi do chefe do Departamento de Engenharia (DEG), professor Carlos Eduardo Silva Volpato, com coorientação do também professor do DEG, Fábio Moreira.

Com capacidade máxima para 1.200 Kg e limite de velocidade de 12Km/h, o equipamento foi testado por Murilo em quatro ensaios, realizados no câmpus da UFLA.  Entre as variáveis consideradas nos testes, estavam velocidade, dose, vazão, produtos e lado de aplicação. Após todos os resultados, foi possível validar a utilidade do equipamento: a precisão de aplicação dos produtos foi considerada satisfatória.

SAo final de sua defesa, Murilo fez agradecimentos aos parceiros que contribuíram com a pesquisa, citando o DEG, os professores, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde ingressou este ano como professor), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) , a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), além de pessoas que o ajudaram no projeto. Agradeceu também à UFLA, onde ele completou dez anos de estudos. “A sensação que tenho em relação à UFLA é de mudança de vida, pela trajetória que percorri aqui.”