Tem início a Semana de Ciência, Cultura e Arte – celebração marca os 106 anos da UFLA (veja as fotos)

aberturaNa manhã desta sexta-feira (29/8), foi realizada a cerimônia de abertura da Semana de Ciência, Cultura e Arte, que comemora os 106 anos da Instituição. Com a presença da comunidade acadêmica e convidados, o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, ressaltou os projetos futuros que deverão permitir um novo salto de excelência e qualidade rumo à dimensão universitária.

A cerimônia teve a presença especial da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho e dos ex-reitores, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes e Jair Vieira.

Rumo à dimensão universitária

Em seu fala, Scolforo fez referência aos novos cursos que terão início no segundo semestre de 2014 e 2015. Ele lembrou que a inserção em novas áreas do conhecimento, importante para consolidar a UFLA em métricas nacionais e internacionais de avaliação, serão resultado de projetos multidisciplinares muito bem articulados, que terão interface com as áreas em que a Universidade já é referência.

Scolforo enfatizou a trajetória da Esal/UFLA, valorizando todas as pessoas que contribuíram para que atingisse o reconhecimento como uma das melhores instituições de ensino, pesquisa e extensão do País. Ele agradeceu o comprometimento dos servidores e conclamou a comunidade acadêmica a lançar nas novas gerações a semente do amor e do orgulho de pertencerem a esta centenária instituição.

O reitor também convidou a todos para aproveitarem a programação da Semana de Ciência, Cultura e Arte, que incorpora em sua programação diversas apresentações culturais, eventos tradicionais para a comunidade acadêmica e a realização do Simpósio Internacional do Agronegócio.culto

Culto em Ação de Graças

Como tradição, a programação teve início com um culto ecumênico em ação de graças aos 106 anos de existência da UFLA/ESAL, na Capela Ecumênica da Universidade. Em respeito a todas as manifestações religiosas, o culto teve a participação de diferentes representações. O momento de Ação de Graças contou com as reflexões do padre Luiz Fernando, da Paróquia Santana de Lavras; do reverendo Alexandre Ferreira Ramos, da Segunda Igreja Presbiteriana de Lavras e do representante do Centro Espírita Augusto Silva, Eduardo Souza Freire.

Trupe Ventania convida a comunidade para cortejo até a Cantina Central, para apresentação da peça Auto da Folia

A cerimônia teve a participação especial do coral Vozes do Câmpus e integrantes da Orquestra de Câmara, sob a regência do maestro Augusto Pimenta.

Cortejo e peça teatral

Após o culto ecumênico, a comunidade presente foi convidada a participar de um cortejo cultural com os atores da Trupe Ventania até a Cantina Central, onde foi apresentada a peça Auto da Folia.

Consulte a programação completa no site http://ufla.br/scca/

Veja as fotos da cerimônia, clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.