Abertura do III Colóquio Teoria Crítica e Educação foi realizada na segunda (25/8)

image013Nesta segunda-feira (25/8), o III Colóquio Teoria Crítica e Educação teve sua abertura oficial. Os trabalhos foram realizados no Anfiteatro do Bloco III do Departamento de Administração e Economia (DAE) a partir das 14h. O evento segue até sexta-feira (29/8) com uma programação de conferências, minicursos e mesas redondas que discutem o tema “Cinema e formação estética dos professores”.

Na mesa de honra da cerimônia de abertura estavam o pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor Alcides Moino Júnior; o chefe do Departamento de Educação (DED), professor Carlos Betlinski; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, professor Vanderlei Barbosa ; além de uma das coordenadoras do projeto “Cinema com Vida”, Luciana Azevedo Rodrigues, que também é professora do DED.

O professor Vanderlei, quando falou ao público, destacou o fato de o Colóquio vir crescendo a cada edição, e deu as boas-vindas a todos. Já o professor Alcides identificou-se como um apreciador do cinema e enfatizou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo grupo organizador do evento. “O objeto deste Colóquio desperta muito a minha atenção”, ressaltou.

A conferência da abertura foi proferida pelo pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professor Rodrigo Duarte, que abordou “a educação crítica na pós-história”. A programação completa do evento – que reúne estudantes de cursos de licenciatura, professores da educação básica e da educação de nível superior – está disponível no endereço http://cinemacomvida.blogspot.com.br/.

A partir desta quarta-feira (27/8), as atividades do Colóquio serão realizadas no Anfiteatro 2 do Núcleo de Educação Continuada (NEC), no câmpus histórico.

Sobre o grupo organizador

A equipe do projeto de extensão, com interface em pesquisa, “Cinema com Vida” é a responsável pela organização das edições do Colóquio. Trata-se de um projeto ligado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Crítica e Educação da UFLA, ao Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado Profissional) e aos departamentos de Educação (DED) e Educação Física (DEF).

Com o objetivo de promover a formação cultural de professores, e futuros professores, da comunidade de Lavras e região, por meio da reflexão sobre obras cinematográficas alternativas às comerciais, a iniciativa envolve realização de mostras periódicas de filmes. O projeto teve início em 2008 e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

A realização da terceira edição do Colóquio é considerada um desdobramento das atividades da mostra “Mestres da 7ª Arte: Alfred Hitchcock”, realizada entre 2013 e 2014. Veja a matéria da Revista Minas Faz Ciência, que destacou o projeto (pág. 19).

Os coordenadores do projeto são os professores Márcio Norberto Farias (DEF) e Luciana Azevedo Rodrigues (DED).