III Selem foi sediado pela UFLA nos dias 15/8 e 16/8

abertura Selem
Imagem de Jésus Rafael (TVU).

Nos dias 15/8 e 16/8 foi realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA) o III Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática (Sel3m), que teve o objetivo de gerar reflexões sobre o ensino e a aprendizagem da matemática, abordando principalmente as estratégias de utilização de escritas e leituras durante as aulas.

Com 250 inscritos, o evento foi bem avaliado pelos organizadores. A professora do Departamento de Ciências Exatas (DEX) Rosana Maria Mendes, que presidiu a comissão organizadora, comemora a efetiva participação do público durante as mesas-redondas e relata que as palestras instigaram a reflexão sobre os processos de comunicação em sala de aula.

A programação envolveu, além de palestras e mesas-redondas, minicursos e apresentações orais de pesquisas e experiências. Professora Rosana destaca o fato de terem sido inscritos mais de 80 trabalhos nas apresentações orais. O evento foi espaço para discussão de novas metodologias para o ensino de matemática e para a realização de pesquisas na área, assim como para promoção de reflexões sobre as políticas públicas de formação do professor no campo da Educação Matemática.

Estudantes de graduação e professores da educação básica puderam participar do Seminário com inscrições gratuitas. “Houve um esforço coletivo para que o evento acontecesse: tivemos colaboração fundamental da Reitoria da UFLA, do Departamento de Ciências Exatas (DEX) e de professores que deram sua contribuição pessoal – e o empenho refletiu-se no sucesso das atividades”, comenta professora Rosana.

A vice-reitora da UFLA, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, participou da cerimônia de abertura. Ela destacou a importância do evento para o suporte à educação básica e falou da relevância da área de Matemática para todos os cursos da Universidade. “É uma área que dá um embasamento importante, por exemplo, às engenharias que estão sendo implantadas na UFLA”, disse.

Edições anteriores

As duas primeiras edições do Selem foram realizadas no estado de São Paulo. Em 2012 a sede foi a Universidade São Francisco (USF), câmpus de Itatiba; já em 2013 o evento ocorreu na Universidade Cruzeiro do Sul, câmpus Anália Franco. A edição de 2014, sediada pela UFLA, teve como organizadores os professores do Departamento de Ciências Exatas (DEX/UFLA) Rosana Maria Mendes, José Antônio Araújo Andrade, Amanda Castro Oliveira e Evelise Roman Corbalazn Góis Freire, além de 5 professores de educação básica e 27 licenciados. No comitê científico, houve a colaboração de profissionais de outras instituições do país.

Veja o vídeo da TVU sobre o III Selem.

Confira, na galeria, fotos das palestras do período da tarde do dia 15/8.