UFLA divulga editais do Processo de Avaliação Seriada (PAS) – inscrições de 25/9 a 27/10

imagem-pas-ascomForam divulgados nesta quarta-feira (13) os editais do Processo de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que reserva 40% das vagas do primeiro período letivo para os candidatos deste Programa. Os estudantes do Ensino Médio devem ficar atentos aos prazos para não perderem a oportunidade de concorrer a uma vaga em um dos 28 cursos de graduação oferecidos pela Universidade, dentre os quais, sete para o período noturno. Entre as opções, o curso de Medicina, com previsão de início no primeiro período letivo de 2015.

A inscrição para o PAS será feita somente via Internet, no endereço www.ufla.br/pas, a partir das 9 horas do dia 25/9/2014, até as 23h59 do dia 27/10/2014 (horário de Brasília). O valor da inscrição para a 1ª e 2ª etapas é de R$100,00 (cem reais); para a 3ª etapa, a taxa será de R$50,00 (cinquenta reais).

A isenção da taxa de inscrição deverá ser solicitada por meio de requerimento específico para este fim, disponível no site www.ufla.br/pas, no período de 17 a 24/9/2014. O resultado do pedido de isenção será divulgado oficialmente no mesmo endereço eletrônico, no dia 20/10/2014. Veja nos editais os requisitos para a solicitação.

O candidato deverá verificar se sua inscrição foi efetivada acessando o Cadastro do Candidato no endereço www.ufla.br/pas, a partir do dia 31/10/2014, usando seu número de CPF e data de nascimento. O Comprovante de Inscrição será disponibilizado, exclusivamente pela Internet, no endereço www.ufla.br/pas, a partir do dia 21/11/2014. A DIPS/UFLA não enviará o comprovante ao candidato.

O Processo

O PAS é um processo aplicado em três etapas consecutivas, sendo uma etapa ao final de cada ano do Ensino Médio. As provas das duas primeiras etapas são de múltipla escolha e Redação; na 1ª Etapa, é cobrado o programa da 1ª série do Ensino Médio, e na 2ª Etapa, são cobrados os programas da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Na 3ª Etapa do Processo, será considerada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

As provas referentes à 1ª e 2ª etapas serão realizadas nos dias 29 e 30 de novembro.

Os candidatos que já realizaram a 1ª e 2ª etapas do triênio 2013-2015 deverão fazer a inscrição para a terceira etapa, como previsto no edital. Nesta etapa, que utiliza as notas do Enem, o candidato fará a opção pelo curso no qual pretende ingressar.

Para este grupo (triênio 2013-2015), além dos 27 cursos já ofertados pela UFLA, o candidato poderá optar pelo curso de Medicina, que tem início previsto para o primeiro período letivo de 2015.

Em cumprimento à Lei nº 12.711, de 29/8/2012, regulamentada pelo Decreto nº 7.824, de 11/10/2012 e pela Portaria Normativa nº 18, de 11/10/2012, do Ministro de Estado da Educação, publicados no Diário Oficial da União de 15/10/2012, a UFLA reservará 37,5% do total das vagas ofertadas para o PAS Terceira Etapa (Grupo XIV – Triênio 2013-2015), por curso, para os candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (divididos em quatro grupos distintos – como descrito no edital).

Não esqueça

O candidato do PAS deverá renovar sua inscrição nos dois anos subsequentes, em datas divulgadas pela Diretoria de Processos Seletivos da UFLA. A não renovação da inscrição acarretará a sua automática exclusão do Grupo no qual estiver inscrito. O candidato da 3ª Etapa, além de renovar sua inscrição nesta Etapa, deverá fazer sua inscrição no Enem.

Ao se inscrever para a 1ª Etapa do PAS, o candidato deverá estar matriculado ou já ter concluído, no mínimo, a 1ª série do Ensino Médio cuja modalidade de ensino seja regular (de três anos), ou a 2ª série do Ensino Médio cuja modalidade de ensino seja de quatro anos. Ao se inscrever, o candidato que estiver cursando o Ensino Médio cadastrará a escola na qual estiver matriculado, fornecendo seus dados no requerimento de inscrição.