Representantes do DBI e do DEN marcaram presença em congresso internacional realizado no Peru

Apresentação do professor Marcel (DBI).
Apresentação do professor Marcel (DBI).

O 8º Congresso Internacional de Himenopterólogos ocorreu em Cusco, no Peru, e teve a presença de professores e estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que apresentaram os resultados de suas pesquisas. Um deles, o professor do Departamento de Biologia (DBI) Marcel Gustavo Hermes, foi também organizador do evento e presidente da Comissão Científica que avaliou os trabalhos.

Além do professor Marcel, representaram a UFLA, com suas pesquisas, o professor do Departamento de Entomologia (DEN) Luís Cláudio Paterno Silveira e os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Entomologia Heisler Gómez Méndez e Vitor Barrile Tomazella.

Professor Luís Cláudio (DEN).
Professor Luís Cláudio (DEN).

Organizado a cada quatro anos pela Sociedade Internacional de Himenopterólogos (cientistas que estudam a ordem de insetos Hymenoptera, composta pelas vespas, abelhas e formigas), o Congresso teve a edição de 2014 realizada entre os dias 21 e 25 de julho e reuniu especialistas de todo o mundo, atraindo um total de 160 participantes. Chamou atenção o fato de o público do evento ser composto, em sua maioria, por brasileiros.

Entre as linhas de pesquisa abordadas durante as atividades científicas estavam a atuação básica da sistemática, à qual estão ligados os trabalhos do professor Marcel, e as ações aplicadas utilizando os Hymenoptera como agentes de controle biológico em sistemas agroecológicos, na qual se concentram as pesquisas do professor Luís Cláudio.

A edição 2014 do Congresso teve sua organização iniciada há cerca de um ano. De acordo com o professor Marcel, o evento foi bem sucedido. “Permitiu, além da reciclagem natural no que diz respeito ao estado da arte das investigações em Hymenoptera, uma aproximação com os pares de outras instituições e a formulação de novas parcerias, que certamente irão expandir os estudos sobre esse grupo de organismos na UFLA”, diz.