Integrantes do PqES apresentarão oito trabalhos em Simpósio

Logo-pqes.pngOs estudantes que fazem parte do Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software (PqES) comemoram a aceitação de oito trabalhos realizados por eles e submetidos à avaliação da organização do Simpósio Mineiro de Engenharia de Software (SMES). Os trabalhos serão apresentados durante o evento, que ocorrerá no período de 25/8 a 27/8, no Instituto de Ciências Extas e Informática da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Icei/PUC Minas).

O Simpósio reúne pesquisadores, estudantes e profissionais do país. A programação é definida de forma a propiciar a discussão sobre temas ligados à Engenharia de Software, incentivar a criação de grupos de interesse e integrar profissionais da academia e da indústria. Organizado pelo Icei, o evento tem o apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), por meio da Secretaria Regional de Minas Gerais.

Atuando desde 2006, o PqES reúne estudantes dos cursos de graduação de Ciência da Computação e de Sistemas de Informação, além de professores, pesquisadores colaboradores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC). Sua fundação foi iniciativa de professores da área de Engenharia de Software do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras (DCC/UFLA).

Tendo como principal objetivo o apoio ao ensino, à pesquisa e à disseminação do conhecimento na área de Engenharia de Software, as pesquisas conduzidas pelos integrantes do grupo concentram-se, basicamente, em qualidade de software, manutenção de software, engenharia de requisitos, processos de software e representação, gestão e tecnologia da informação.

Trabalhos a serem apresentados no SMES

– Sistemas de software educacionais em gerência de projetos de software – uma proposta de avaliação utilizando questionário. Autores: Ana Rosa Oliveira, Heitor Costa.

– Análise comparativa de tecnologias de programação no contexto de linhas de produtos de software. Autores: José Natanael Reis, Gustavo Vale, Heitor Costa.

– Uma revisão sistemática sobre práticas de comunicação na gerência de projetos de software – estudos primários. Autores: Vinícius Maretti, Heitor Costa.

– Catálogo de riscos em gerência de projetos de software – um estudo exploratório Autores: Valeska Machado, Heitor Costa.

– Um software educacional para manutenção de software. Autores: Matheus Carvalho, Heitor Costa.

– Gerência de projetos no desenvolvimento distribuído de software – desafios e soluções. Autores: Wallace Moreno, Heitor Costa.

– Análise comparativa de técnicas de  extração de linhas de produtos de software. Autores: Patrícia Dias, Gustavo Vale, Heitor Costa.

– Um processo para melhoria de processos para uma empresa de pequeno porte – um estudo Introdutório. Autores: Vinícius Pereira, Heitor Costa.

Com informações de Mônica Faria, bolsista Ascom/DCC.