Biblioteca Universitária inicia serviço de autodevolução

Estudantes aprovam a tecnologia: mais praticidade

Com cerca de 300 mil exemplares, entre livros, dissertações, teses e outras publicações, a Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Lavras (UFLA) inova mais uma vez ao oferecer ao usuário o serviço de autodevolução. Graças ao sistema de identificação do acervo, por meio de Radiofrequência (Radio Frequency Identification – RFID), o usuário passa a ter autonomia para processar o empréstimo e a devolução dos exemplares, com mais agilidade e segurança do acervo.

O sistema funciona com o uso de um equipamento com dispositivo de radiofrequência para a leitura dos microchips instalados em todo o acervo da Biblioteca Universitária. A autodevolução faz parte do projeto “Sistema de Radiofrequência – RFID: segurança, identificação e gerenciamento do acervo da Biblioteca Universitária da UFLA”, que tem como objetivo melhorar os serviços prestados, dar mais agilidade ao processo de empréstimo e permitir um melhor monitoramento do acervo. O serviço de autoempréstimo teve início no final de 2013.

Para fazer a autodevolução o usuário deve seguir os seguintes passos: 1º passo: clicar em Iniciar 2º passo: colocar o livro na esteira 3º passo: conferir o título do livro na tela do atendimento 4º passo: clicar em Imprimir recibo
Para fazer a autodevolução, o usuário deve seguir os seguintes passos:
1º passo: clicar em Iniciar
2º passo: colocar o livro na esteira
3º passo: conferir o título do livro na tela do atendimento
4º passo: clicar em Imprimir recibo

De acordo com o diretor da biblioteca, Nivaldo Oliveira, o autoatendimento, sem a ajuda de servidores, aumenta a autonomia e mobilidade dos usuários. “Com interface simples e interativa, o sistema deixa os servidores da biblioteca disponíveis para outros tipos de atendimento mais personalizado”, comenta.

As estudantes do curso de Engenharia Florestal Paula Beatriz Martins e Carina Zanco Pereira aprovaram a tecnologia. Elas utilizaram o sistema pela primeira vez e acharam que trouxe mais agilidade e praticidade ao processo de empréstimo. “Antes eu perdia tempo na fila. O sistema é muito prático”, garante Paula.

A próxima novidade virá em breve, com a aquisição de um equipamento para o inventário, que identifica a localização de exemplares que estejam fora dos locais demarcados no acervo. Também será implantado um posto de atendimento ao usuário, para garantir ainda mais qualidade ao serviço prestado.

Estudante Carina Pereira:   Rápido e prático!
Estudante Carina Pereira: Rápido e prático!

Observação: a obra (livro, tese, dissertação ou TCC) devolvida por esse sistema estará sujeita a análise do seu estado de conservação pelo servidor da Biblioteca Universitária, não isentando o usuário de suas responsabilidades em caso de dano ou mau uso.