Professor do DEF visitou EUA para participar de conferência e buscar parcerias

alessandro-bruzi-euaO professor Alessandro Bruzi, do Departamento de Educação Física da UFLA (DEF), esteve nos Estados Unidos (EUA) nos meses de junho e julho. Entre 11 e 14/6, ele apresentou os resultados de sua pesquisa de doutorado na Conferência Anual da North American Society for Psychology of Sport and Physical Activity (Sociedade Norte-Americana de Psicologia do Esporte e da Atividade Física), realizada em Minneapolis.

O professor também aproveitou a oportunidade e o fomento da Capes para, nos 25 dias subsequentes ao evento, estender a sua permanência naquele país. Nesse período, visitou a Auburn University, no Alabama. Na School of Kinesiology, desenvolveu um experimento com o diretor do Laboratório de Psicofisiologia do Desempenho e do Exercício, Matthew W. Miller: “Esse estudo tem a expectativa de esclarecer, por meio da utilização de técnicas de eletroencefalografia e de análise do desempenho motor, quais mecanismos cognitivos estão relacionados aos benefícios gerados por situações de prática motora, nas quais o aprendiz tem autonomia para controlar determinados recursos disponíveis”, explica o professor. O estudo possibilitará a inovação do conhecimento sobre como o ser humano aprende novas habilidades motoras e da possível transferência desse conhecimento para geração de novas técnicas de ensino da Educação Física e do esporte.

O professor aproveitou o momento para ampliar a sua rede de trabalho e para dar início a um acordo de cooperação mútua entre a UFLA e a School of Kinesiology da Auburn University. Esse acordo prevê o intercâmbio de docentes, discentes e técnicos administrativos, a realização de atividades de pesquisa e de ensino na modalidade virtual, a condução de programas acadêmicos de curto prazo, além do intercâmbio cultural. “Essa ação foi altamente incentivada pela diretora da School of Kinesiology, Dra. Mary Rudisill, que tem enxergado uma excelente oportunidade de desenvolvimento profissional e pessoal para os membros de ambas as instituições”, destacou o professor Bruzi.

alessandro-bruzi-auburn
Prof. Bruzi com membros do Laboratório de Psicofisiologia do Desempenho e do Exercício, da Auburn University

Além dessas ações, o professor do DEF pôde acompanhar de perto o desempenho dos alunos do curso de Educação Física da UFLA Paulo Mesquita e Mariane Bacelar, que estão naquela universidade em intercâmbio pelo programa Ciências sem Fronteiras.

A Auburn University foi criada em 1856, inicialmente direcionada para a formação na área de Ciências Agrárias. Atualmente, ela possui um caráter mais abrangente, com 25 mil estudantes matriculados em mais de 140 cursos técnico-profissionalizantes, de graduação e de pós-graduação, em 13 unidades acadêmicas disponíveis em seu câmpus.