Revista Coffee Science lança nova edição com novidades em diferentes linhas da pesquisa cafeeira

coffeescienceAcaba de ser lançada a nova edição da Coffee Science (volume 9, número 3, 2014), revista científica vinculada à Universidade Federal de Lavras – UFLA e ao Consórcio Pesquisa Café. Única revista científica brasileira especializada em cafeicultura, de publicação e distribuição gratuita, a Coffee Science chega a sua vigésima terceira edição, com 259 artigos já publicados, reunindo resultados de pesquisas de várias instituições brasileiras.

Além da versão on line www.coffeescience.ufla.br, com tradução integral dos artigos para o inglês, a revista também está disponível gratuitamente na versão impressa. Atualmente, cerca de 150 países acessam a revista via internet, resultando em mais de 100.000 acessos nos últimos cinco anos segundo o Google Analytics. Desde 2013, a Coffee Science é publicada com periodicidade trimestral, ampliando sua inserção com artigos de grande interesse da comunidade acadêmica que trata da temática café.

Temas – São 15 as pesquisas apresentadas nesta edição da revista: Fertilidade e compartimentos de matéria orgânica do solo sob diferentes sistemas de manejo; Infestação por bicho-mineiro e teores foliares de açúcares solúveis totais e proteína em cafeeiros orgânicos; Crescimento de cafeeiros enxertados cultivados em solução nutritiva; Zoneamento agroclimático do Coffea canephorea para o Espírito Santo, mediante interpolação espacial; Influência da precipitação espacial na abundância de ácaros em cafeeiros; Adubação nitrogenada em cafeeiros com biomassa de feijão-de-porco; Progressos genéticos em progênies de café por diferentes critérios de seleção; Produtividade de cafeeiro orgânico no cerrado após a poda sob diferentes regimes hídricos; Resídio de brachiaria fertilizada com nitrogênio na adubação do cafeeiro; Índice de área foliar, densidade de planta e manejo de irrigação do cafeeiro; Fauna edáfica em sistemas arborizados de café conilon em solo de tabuleiros costeiros; Efeitos da temperatura e citocinina na capacidade de embriogênese somática direta em genótipos de Coffea; Variabilidade especial e temporal de produtividade do cafeeiro canephora; Modelos de predição da ferrugem do cafeeiro por técnicas de mineração de dados e doses de fósforo associadas ao nitrogênio no desenvolvimento de mudas de cafeeiro.

Histórico e indexação – A revista Coffee Science foi criada por pesquisadores do Consórcio Pesquisa Café, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Polo de Excelência do Café (PEC/Café). Hoje está indexada ao AGRIS-FAO (International Information System for the Agricultural Sciencesand Technology), AGROBASE-IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), Latindex (Sistema Regional de Informaciónen Línea para Revistas Científicas de América Latina, Caribe, España y Portugal), CAB Abstracts (CABI – Common wealth Agricultural Bureaux International), Scientific Commons (University of St. Gallen – Switzerland), Scopus-ElsevierPeriódicos CapesAgricola (USDA – National Agricultural Library) e na Wageningen UR Digital Library.

Submissão dos trabalhos – A submissão de artigos originais e inéditos pode ser feita de forma contínua pelo site http://www.coffeescience.ufla.br, mesmo endereço em que estão disponíveis todas as edições anteriores. A versão impressa da revista tem tiragem de 500 exemplares, distribuídos para bibliotecas, universidades e instituições de pesquisa de todo o País e do exterior.