UFLA passa por uma das maiores expansões físicas de sua história – veja imagens

imagem_capaA perspectiva na Universidade Federal de Lavras (UFLA) é de crescimento no ensino, na pesquisa e na extensão durante os próximos seis anos – e a infraestrutura física segue no mesmo ritmo. Com a criação de quatro novos cursos no segundo semestre de 2014 (as engenharias Civil, Química, Mecânica e de Materiais) e cinco outros no início de 2015 (Medicina, Pedagogia, Engenharia de Computação, Engenharia Física e Geologia), é esperado que mais de quatro mil alunos somem-se à comunidade acadêmica no decorrer desse tempo. O número de vagas ofertadas anualmente, que era de 620 em 2007, está hoje em 1.960 e segue para 2.800 em 2015.

Para receber o novo público – e acomodar melhor aqueles que já fazem parte da Instituição – teve início em 2014 uma nova fase de expansão do câmpus. No total, são 24 novas estruturas sendo construídas, entre laboratórios, alojamentos, pavilhão de aulas, prédios para departamentos e para áreas administrativas, entre outros. O prazo para tudo ficar pronto é de até um ano e meio. A partir de setembro, a expansão terá continuidade, com mais 45 empreendimentos a serem executados.

Financiadas principalmente com recursos que vêm do Ministério da Educação (MEC) e de emendas parlamentares de bancada, todas as melhorias têm exigido projetos e atuação intensa da Universidade. O reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, afirma que o empenho vale a pena, porque além de beneficiar o ensino, a pesquisa e a extensão – que já estendem seus frutos à sociedade – a expansão da Universidade dá retorno direto à comunidade em que está inserida. “A geração de empregos diretos e indiretos, a movimentação do setor de serviços e do comércio e a oferta de espaços de cultura e lazer abertos ao público fazem com que a Instituição cumpra seu papel no meio social”.

A história é de avanços

Nos últimos 20 anos, a Universidade saltou de seis cursos de graduação ofertados em 1994 para 29 cursos no primeiro semestre de 2014, dos quais 24 são presenciais e 5 na modalidade a distância. Juntos, esses cursos já beneficiam quase nove mil estudantes. O crescimento físico em estrutura acompanha a expansão da instituição em todas as áreas.

De acordo com o professor Scolforo, os projetos de ampliação da UFLA não perdem de vista os indicadores que fizeram dela a segunda melhor do país pelo Índice Geral de Cursos (IGC/MEC) em 2013 e a primeira universidade brasileira no ranking internacional de sustentabilidade “Green Metric” (anos de 2012 e 2013). “É necessário crescer com qualidade; e o desejo é que, dentro de algum tempo, nossa Universidade esteja entre as melhores do mundo”, enfatiza o reitor.

Segundo a assessora para Assuntos Estratégicos da Reitoria, Patrícia Maria Silva, nos projetos das novas estruturas houve o cuidado de se preservar a boa mobilidade dentro do câmpus. “Em geral, tudo que está sendo construído fica acessível a quem está na UFLA, sem distâncias muito grandes entre os pontos”, explica.

Pela imagem abaixo é possível clicar em 19 das novas estruturas para visualizar sua descrição e a projeção de como elas ficarão quando estiverem concluídas. Estão nessa relação 16 edificações com construção iniciada em 2014, além de três outras que tiveram início em 2013 e merecem ser citadas em função de seu impacto conjunto para a comunidade acadêmica e para o público externo. As outras estruturas iniciadas neste ano, mas para as quais não há ainda imagens disponíveis, são a segunda fase da Engenharia Ambiental, a estrutura para a feira Vitagro, o fechamento das quadras do Ciuni, a climatização do Centro de Cultura, o prédio de Recursos Naturais, a cobertura do alojamento feminino, o muro de contenção da pista de atletismo e a estabilização de taludes.

obras