Correção da redação do Enem já está disponível

18.10-Enem-2012Estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2012) têm acesso à correção das redações a partir de hoje (6). O candidato pode acessar o site do Enem informando o CPF ou o número de inscrição e a senha. O exame foi aplicado em 3 e 4 de novembro de 2012 e teve seu resultado divulgado em 28 de dezembro.

As correções terão apenas finalidade pedagógica, portanto, não será possível entrar com recurso para alterar a nota. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação do Enem, corrigiu mais de 4,1 milhões de redações.

Os textos redigidos pelos estudantes passaram por dois corretores de forma independente e foram avaliados por cinco itens de objetividade: domínio da língua portuguesa, compreensão do tema proposto, capacidade de selecionar e organizar ideias, demonstração de conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e apresentação de solução para a proposta dissertativa.

Cada um dos corretores atribuiu nota até 200 pontos para cada uma dessas competências. Se a diferença na nota final dada pelos corretores foi maior que 20%, a redação passou por um terceiro corretor; se a discrepância persistiu, a redação passou por uma banca examinadora que deu a nota final.

Com informações da Agência Brasil