Prefeituras da região buscam na UFLA parceria para implementação de novos projetos

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu, na última semana, representantes da prefeitura do município de Campo Belo para avaliação da possibilidade de projetos de extensão e cooperação nas áreas de educação, saúde e agricultura. Esteve na UFLA para a reunião o prefeito Alisson de Assis Carvalho, acompanhado de assessores. Ele foi recebido pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, professor João José Marques, e outros integrantes da equipe da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).

Depois de discutirem conjuntamente as possibilidades de colaboração para que a UFLA desenvolva atividades no município, ficou acertado que as ideias de cada projeto serão formalizadas separadamente e analisadas pela Proec, para estudo de viabilidade. De acordo com o professor João José, há cerca de um mês representantes do município de Nepomuceno também estiveram na UFLA com demanda semelhante. “É interessante ver como os municípios estão nesse movimento espontâneo de buscar o suporte da Universidade para desenvolver novas ações para as comunidades. É um movimento que vai ao encontro de uma das missões da Universidade – de interagir com a sociedade e compartilhar o conhecimento gerado no ensino e na pesquisa”, avalia.

As parcerias da UFLA com os municípios, a exemplo do que já ocorre com o município de Lavras em diferentes áreas, são formas de unir o conhecimento técnico-científico da Universidade com a capacidade de mobilização que têm as prefeituras, por estarem mais próximas dos cidadãos. “Esses dois componentes, somados, resultam no envolvimento da comunidade em ações e eventos que buscam, acima de tudo, promover melhorias no meio social”.

Servidores da UFLA que coordenem projetos de extensão voltados para os municípios e desejarem unir forças a esses movimentos de parceria, podem procurar a Proec para avaliar as possibilidades de interação.